“Esporte saudável”: Bolsonaro defende liberação de caça no Brasil

Vídeo gravado durante passagem do deputado em Goiás causou onda de críticas nas redes

A passagem de Jair Bolsonaro (PSL) por Goiás na última semana ainda tem rendido polêmicas ao parlamentar e candidato a presidente. Depois de viralizar com uma foto em que aparece ensinando uma criança a fazer sinal de arma, o deputado voltou a ser alvo de atenção nas redes sociais com um vídeo gravado na cidade de Rio Verde.

Na gravação, Bolsonaro aparece ao lado de um filiado à Associação Nacional de Caça e Conservação e sai em defesa da prática no Brasil e sinaliza para sua liberação, caso seja eleito.

“Parabéns pela forma como encaram esse esporte saudável”, diz o presidenciável na gravação. Confira abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=8nt2I3TCE8k

108 respostas para ““Esporte saudável”: Bolsonaro defende liberação de caça no Brasil”

  1. pedro pessoa ribeiro dantas disse:

    Sempre fui fã de Bolsonaro. Mas, se ele apoia a caça de animais, perdeu meu voto.

    • Alessandra Guidoni disse:

      O meu também!

    • Ricardo disse:

      Vale lembrar que essa caça é somente para animais que não possuem predatores e afetam a fauna local ameaçando especies nativas.
      Tudo pego pela metade pode ser ruim

      • Pedro disse:

        Olá, de onde você tirou essa informação?
        Não achei nada a nível formal do Bolsonaro explicando sobre.

      • Matizael disse:

        Vale lembrar que com a criminalização já existe muita caça e comercialização de animais e aves silvestres.
        Imagine liberando a caça para animais que não possuem predadores!

      • Rosiane disse:

        Até parece que os brasileiros vão querer respeitar leis de cača, se houver mesmo. Gente isso é um absurdo.

      • Bruno Reis disse:

        Pois é, é bonito pensar nisso de dentro de uma capital mas, pra quem tá aqui no interior sofrendo com Javali acabando com as lavouras e o poder publico nada faz, é sofrido.

      • Giovanna disse:

        Existem outras formas de vc lidar com essa situação só se informa melhor!!!! Já ouviu falar em controle biológico de pragas?! E saiba que se javali está entrando em sua propriedades e pq ele não está achando do sua presa no seu território ,ou seja ,novamente o erro está em nós humanos que invadimos o habitat natural deles então cabe a nós restaurar Pois pode ter certeza que se eles tivessem com o ambiente deles em “ordem” eles não invadiriam ! Quer auxílio pra resolver esse problema procure o Ibama ou secretaria do meio ambiente da sua cidade ou cidade referência mais próxima ,ligue para o CRBio que atende a sua região de Estado por exemplo se é SP ,MT ou Ms seria a Crbio- 01 ,procure no site de busca ,explique seu problema e peça como é quem poderia lhe orientar nessa questão para vc não precisar matar e sair a caça de tal especime!!!!!

      • José Dantas disse:

        A caça a javali está liberada desde 2013, não use isso como desculpa. O que está por trás é a indústria do armamento que financia certos políticos, por exemplo o que fez a lei para liberar a caça a animais silvestres.

      • Adeilson disse:

        Imagine vc tendo sua plantação invadida por javalis selvagens e sendo destruída inteira.

      • joseni bezerra silva disse:

        ao agricultor e homem do campo ja é permitido se defender desse tipo de cousa, ate pela autorização pelo estatuto do desarmamento de poder comprar arma de cano longo para tal. vc não sabe disso

      • Giovanna disse:

        Existem contencoes mecânicas apropriadas que evitam esses ataques se informe!!!

      • Wêdjane Moraes do Nascimento disse:

        Isso acontece por que não estão respeitando o espaço deles, isso é consequência do desmatamento, na maioria das vezes praticado por criadores de gado, agricultores, etc.

      • Matizael disse:

        Vale lembrar que com a criminalização já existe muita caça e comercialização de animais e aves silvestres.
        Imagine liberando a caça para animais que não possuem predadores!

      • Marcelo disse:

        Tinham que caçar esse lixo nazista e a família dele. Aí, eu não terei pena nenhuma. Bem-feito para quem idolatra esse traste.

      • Roberto disse:

        É o amor da esquerda!

      • anonima furiosa disse:

        e da direita também seu porco vagabundo, você não tem outra desculpa sem ser a mesma de sempre, culpa da esquerda, esquerdista, esquerdopata, petista, petralha, petralhada e mimimi?

      • anonimo disse:

        ixiii, traz um suquinho de maracujá aqui, a moça ficou furiosaaa….

      • André Frossard disse:

        Vá para a Venezuela, Nicarágua ou Cuba, paraísos socialistas e depois nos conte como foi as suas experiências….

      • Wêdjane Moraes do Nascimento disse:

        Esiste lei, mas só no papel, a justiça tem que ser mais rigorosa nesses assuntos, tem que parar de tá aprovando aumento de salário pra eles próprios e pensar em outras coisas mais importantes do que o próprio umbigo deles.

      • Amanda disse:

        Vale lembrar que isso não importa! Toda vida é uma vida e tem que ser defendida

      • user disse:

        errado … se você procurar saber oq apenas um animal desse causa de desequilíbrio na cadeia alimentar e na fauna …. por causa de um desses ai … especies podem simplesmente sumir … como também pode se ter excessos de outras especies também .

      • SANDRA disse:

        Não importa qual é o animal. Ele não tem culpa de não ter predadores. Vida é vida, e os animais tb são filhos de Deus. A natureza se incumbe de equilibrar tudo.

      • RASS disse:

        Tem coisa mais importante para ele se preocupar. Agora, espero que todos esses que estão falando que não se pode matar NEM UM animal sejam VEGANOS.

      • Guilherme disse:

        Você come o que no almoço? Boi, onça ou águia? Boi, né? Ninguém caça boi e eles são criados pra consumo e estão longe de extinção. Não tem que ser vegano não, cara. A discussão não é sobre não matar animais e sim pra que não liberem a caça.

      • user disse:

        eles não são originários da nossa fauna …. esse tipo de coisa … afeta muito a fauna brasileira … causando a morte de certas especies …. e o aumento incontrolável de outras especies … ( por causa de uma especie não nativa … pode ocorrer a extinção de outros animais da fauna brasileira

      • Roberta disse:

        A espécie que mais causa a extinção de outras espécies é a humana.

      • WANDO disse:

        ENTÃO ELE SERIA A PRIMEIRA CAÇA,, POIS ELE IRÁ AFETAR MILHÕES.

      • Marcelo disse:

        Os animais, sem exceção, estão nesse planeta para viverem e nenhum quer morrer. Nenhum deles merece morrer pelo homem, que tem a capacidade de racionar e enxergar a barbaridade que é matar um bicho inocente. Esse nazista é mesmo a encarnação do demônio.

      • Djalma disse:

        Não sou eleitor do Bolsonaro ele não falou nada disso que esta sendo discutido , mas temos que comer sim temos que matar sim uma picanha na brasa é bom demais

      • Anonimo disse:

        Ele disse sim , tem ele apoiando e no vídeo falando, não da pra dizer que é fake, afinal todo absurdo que ele falou passou como fake, ou apenas ouvi que seus eleitores “não concordam” com tudo que ele disse, mas que votariam (e votaram) nele mesmo assim, pode chamar de caça esportiva e saudável, só que além de cruel, soa mais absurdo ainda quando vem de um homem que se diz seguidor de Cristo…
        Então vamos ver como será os próximos 4 anos, só não vale colocar a culpa no PT (igual o governo Temer 2016/2018)…
        Nos vemos daqui 4 anos, aliás, se puder ,pq após o projeto de lei FTI, e algumas declarações sobre prender qualquer opositor, significa que, qualquer um que não concordar (inclusive eu e vc) com seu governo será preso! Então tomara que seja mais uma piada do palhaço, pq se for verdade e acontecer igual a “inovação” do Collor, vai ter que construir muito presídio, ou sabe lá Deus o que vão fazer, de qualquer forma,
        Até quando Deus quiser
        rs

      • Pedro disse:

        vc esta falando de projeto de lei de deputado federal de SC. Não do que disse Bolsonaro que fala em liberar geral sim! Está no youtube! A caça de javalis já é permitida.

      • Guilherme disse:

        No Brasil, fora o Jacaré, os animaia que não possuem predadores estão praticamente extintos, como a Onça, um dos 10 maiores predadores e ta entrando em extinção..pesquisa antes de falar mal dos outros e defender quem não merece.

      • Beatriz Alcantara disse:

        Vale lembrar que os animais que não possuem predador natural, é por culpa da própria pecuária, que trouxe animais de fora com o intuito de comercializar a carne. Como sempre a pecuária visa apenas lucro, destruindo o planeta e querendo consertar da pior forma possível os estragos que eles mesmo fazem

      • Gustavo Lopes disse:

        Deixar uma medida como essa ser aprovada é uma porta de entrada para outras atrocidades similares . Bolsonaro, mesmo depois de outras declarações absurdas, tinha meu voto e minha afeição ,agora perdeu meu voto , há pessoas que observam os animais como coisas que, muitas vezes , jugam obsoletas ; quem pratica esse tipo de esporte apenas gostaria de caçar outros animais , os seres humanos ;contudo , sabem que é moralmente absurdo.

      • Marcos disse:

        Mas isso já é permitido no Brasil. Esse tipo de abate é legal atualmente. Está na lei 9.605/98, Art. 37.

      • Matheus disse:

        Nesse caso, a caça já pode ser feito com aprovação do Ibama, um exemplo é a caça do javali. Bolsonaro é irresponsável mesmo

      • Wêdjane Moraes do Nascimento disse:

        Não justifica não.

    • Luzia disse:

      Bolsonaro perdeu meu voto…

    • EMANUELE DA SILVA disse:

      Mas é a caça do javali, ou melhor, do javaporco… Cruza de javali com porco domestico que, soltos na natureza estão aumentando descontroladamente e as manadas de 50… 100 animais destroem plantaçoes inteiras de milho no MT, MS, PR e RS… Se não bastassem, estão subindo para GO e Bolívia… Se não caçar e matar, não haverá mais lavouras. Os animais proibidos continuam sendo proibidos e preservados pelas leis ambientais e a sua caça é crime!

    • kevin disse:

      Qual é o problema em caçar pra comer ? tu se alimenta de que ?

    • Joaodfj disse:

      Veja a explicação dele no face. Essa é mais uma fake news

    • Charlyes disse:

      Tem muita coisa para ver neste país.liberação da caça já é normal nos países desenvolvidos vamos parar de ser hipócritas e ver o Bolsonaro como uma esperança para mudar este país. Oque adianta o bonzinho do lulinha ser presidente e roubar o teu bolso….kkkk

      • Giovanna disse:

        Pais desenvolvido ou país extremamente capitalistas?! E tem alguma lei regulamentando? E os povos desses lugares respeitam as leis ?!! E sistema judicial funciona?!!! Ou tudo uma bagunça cá e loucura como aqui no Brasil?!! Ah tá só pra saber!!!!!

    • Eduardo Dias Moraes disse:

      Eu assisti esse vídeo sem ser editado por essa fake news ele estava falando de javali

    • Eu eu eu disse:

      A caça é liberafa em alguns casos, tem lei p isso. O site é mal intencionado, o vídeo nada mais é do que o Bolsonaro dando um alô p a associação de caça…

    • Wanderson disse:

      Cuidado com a Fake News… Infelizmente o pessoal do Facebook nao procuram melhor mais fontes das noticias… A caca no qual ele esta falando e a respeito de Javalis, que nao tem predadores naturais aqui no Brasil e estao se reproduzindo de modo incontrolavel. Javalis que destroem plantacao, matam outros animais e ate atacam serem humanos. E preocupante ver um jornal de referencia como o Jornal Opção divulgar tal noticias sem antes aprofundar no assunto.

    • Renato disse:

      Cuidado para não pegar a informação pela metade. A caça ao javali no Brasil e legal e importante para a proteção da fauna e flora brasileira pois esse animal não é originário do Brasil e não possui predador aqui. Na verdade ele é extremamente destrutivo e de grande reprodução.
      Cuidado com essa imprensa tendenciosa e direcionada. Isso é fake news

    • Adeilson disse:

      O vídeo foi cortado ele irá sim liberar a caça mas apenas de javalis selvagens que são uma praga que destroem plantações inteiras causando grandes prejuízos aos agricultores.

    • SERGIO ANTUNES disse:

      Se vcs acreditam em fake news, realmente o voto no bolsonaro de vcs não vai se sustentar. Esse jornalexo defende Boulos. Vcs vão votar nele? Fake news detected!

    • Maria Isabel disse:

      Perdeu meu voto! Estou fazendo campanha contra a sua eleição à presidência.
      Gostaria que, por um momento, este senhor e os seus amigos caçadores se colocassem no lugar dos animais que eles que perseguem e matam!!!
      O direito à vida é um direito de todos, incluindo todas as espécieis de animais. Diferente das pessoas, os animais só tiram da natureza aquilo que é necessário à sua sobrevivência!
      Que decepção, Sr. Bolsonaro!

    • Adeliane disse:

      mais uma noticia falsa pra tentar tiar voto dele. O que ele falou sobre a caça a um porco do mato que destroi as plantações dos agricultores que acabam perdendo tudo que plantaram, esse porco do mato mata ate animais.

    • Fabricio disse:

      isso não tem nada haver com oq ele disse
      retiraram esse trecho em específico pra passar uma imagem negativa dele, mas ele estava se referindo à caça dos javalis que são uma praga que causa muito prejuízo nas áreas rurais.

  2. Fernanda Alves disse:

    Sempre apoiei o Bolsonaro, mas defender a caça já é demais. Perdeu meu voto. Decepcionante ??

  3. Leonardo Miranda disse:

    Poxa Bolso! Perdeu meu voto.

  4. Willian Evangelist disse:

    Povo brasileiro é muito hipócrita, o bolsonaro não esta falando da caça de todos os animais, nunca sera permitido a caça de animais silvestres seus animais.
    Nem sabem de nada…falam mal mais adoram ir para os EUA fazer compras e muitos querem morar lá…mais la a caça é permitida… ai tudo bem né hipocritas?

    • regiane disse:

      Quero saber quantas das pessoas que são contra a caça não comem animais, eu tambem sou contra caça de animais, mas acho que nao tenho outro candidato melhor que esse, o jeito é votar nele mesmo e tentar mudar isso.

    • Jheey disse:

      hipocrisia é qrer tornar o Brasil em algo q não é… acho q o bolsotário não entendeu q o Brasil ta longe de ser EUA

    • Gladestony disse:

      Só porque as pessoas vao fazer compras nos Estados Unidos ou qualquer outro pais não quer dizer que seja favorável algumas leis ou por exemplo a liberação da caça o bicho burro , ou vc acha que as pessoas vão lá comprar bicho morto numa caçada? Nada haver ze ruela kkk

  5. ADRIANO WAQUIM DE ASSUNÇÃO disse:

    PERDEU MEU VOTO. E VAI PERDER MILHÕES!!! SOU CONTRA ACAÇA DE ANIMAIS. TEMOS QUE CASSAR/CAÇAR SÃO BANDIDOS!

  6. ADRIANO WAQUIM DE ASSUNÇÃO disse:

    PERDEU MEU VOTO. SOU CONTRA CAÇA DE ANIMAIS. O QUE TEMOS QUE DEFENDER É A CAÇA DE BANDIDOS!

  7. JUNIOR disse:

    CHUPA PETRALHADA BANDIDA. #LULAPRESO #BOLSONARO2018

  8. CRISTIANO disse:

    O cara é um inútil e mais inútil são os lixos que o acompanham, pqp! Só gente ignorante.

  9. WANDO disse:

    ESSE É UM IDIOTA E DEUS NOS LIVRE DESSE IMBECIL NO COMANDO DO PAÍS LIBERAR A MATANÇA DE ANIMAIS E DIZER QUE É UM ESPORTE SAUDÁVEL, QUERIA VER ESSE CHORUME NA FRENTE DE UMA ARMA E CORRENDO LEVANDO CHUMBO VER SE É SAUDÁVEL QUERER GANHAR VOTOS MATANDO VIDAS? E OS ANIMAIS EM INSTIÇÃO E A VIDA DOS ANIMAIS? ENTÃO ELE VAI RASGAR A LEI DE MAUS TRATOS AOS ANIMAIS.. HIPÓCRITA,RIDÍCULO , E DESPREPARADO PARA TIRAR O PAÍS DO BURACO. EU FAÇO UM APELO AOS DEFENSORES, VAMOS JUNTOS PROMOVER UMA CAMPANHA CONTRA ESSE IDIOTA FASCISTA. BOSTANARO JAMAIS.

  10. Eric disse:

    Bolsonaro perdeu meu voto mimimi.. perdeu nada esquerdista!! Você nunca iria votar nele mesmo, vocês não sabem a diferença de caça indiscriminada e de caça somente para animais que não possuem predadores e afetam a fauna local como no caso dos javalis.. Votem em seu candidato socialista que daqui 10 anos você terá que matar animais em zoológicos para sobreviver como na Venezuela! Chorem a vontade! #bolsonaro2018

    • Joao Carlos disse:

      Caça seletiva essa é a que ele se refere onde tem a temporada que se pode caçar com autorização pois ao contrário é inclusive daudavel para o meio ambiente me mostra ser um estadista tem o meu voto

    • Charlyes disse:

      Todos petralhas inrrustidos. Hipócritas ou veganos? Tá certo mito bora entubar esses brasileiros mimimi. Tá na ora de tirar o coro dos coitadinhos. Melhor emprego neste país petralhas é ser bandido da cadeia, bom salário e com benefícios que vc seu troxa paga para manter eles, vagabundos e nem trabalham para merecer. Então votem nos presidenciáveis bonzinhos que o teu direitinho vai ficar no teu bauzinho.

  11. Jeff disse:

    Caçada?
    Já é um pouco de mais, matar por prazer é uma doença, ficar feliz com o sofrimento de outro ser vivo é deprimente e repugnante.
    Eu já estava pensando em não votar pra esse cara, tem muita coisa cabeluda na vida política dele aqui em Brasília, o povo não conhece esse cara tive provas de muitos parentes dele socados em gabinetes só mamando por conta dele, sempre vende o voto para empregar seus parentes. É mais um canalha.
    Vou votar com CIRO GOMES agora.

  12. Marcelo disse:

    O que mais de ruim se esperar desse demônio? Bem-feito para os idólatras do “mito”. Acabou de perder os votos dos vegetarianos e veganos que votariam nele. O meu voto, ele já não teria mesmo.

  13. Juarez disse:

    Neste vídeo estávamos falando sobre a caça ao Javali, onde foi citada a ANCC – Associação Nacional de Caça e Conservação, uma das poucas entidades organizadas que trabalham em prol da legalização de caçadores, volto a dizer de Javali, que sua caça está autorizada pelo IBAMA desde 2013, caça esta autorizada devido a ser um animal de origem europeia, não é animal silvestre “nativo do Brasil”, e sem predadores naturais tornou-se PRAGA, trazendo muitos prejuízos para lavouras.

  14. Marcelo disse:

    Machista, racista, homofóbico, desequilibrado e sem compaixão pelos animais. Esse é o “homem de Deus” que o povo idolatra. Quem gosta desse verme, é tão ruim quanto ele.

  15. Pedro disse:

    Que libere a caça de bolsonazis, a espécie animal que é uma PRAGA no país!

  16. Emerson disse:

    Se isso for verdade mesmo Ún
    ica solução a baixo de Deus INTERVENÇÃO MILITAR

  17. CAMILA LEANDRO disse:

    Se um dia teve o meu voto, agora mesmo deixou de ter!!!!

  18. Joao disse:

    No caso que bolsonaro cita é a caça de animais cuja superpopulação gera a morte de outros animais e danos a populações e a fauna! Como os javalis por exemplo! A caça de animais silvestres não cabe ao presidente decidir, são órgãos internacionais como a onu que cuidam dessa parte e fiscalizam o cumprimento. Mas brasileiro é burro e acredita em notícia falsa! Lamentável

  19. Adolfo disse:

    Esporte saudável meu ovo, não existe caçar por diversão, quem faz isso é um psicopata, perdeu meu voto Bolsolixo

  20. Ana Ribeiro disse:

    Gente, não é caça geral…total!!! Ele já falou sobre isso…( mas acredito que ainda vai explicar melhor) Ele é a favor de liberarem a caça de animais que não tem predador natural, como os javalis e porco do mato que costumam destruir plantações. Vamos aguardar melhores informações antes de crucificá-lo de imediato.

  21. Franco Suely disse:

    Notícia falsa.

  22. Marcelo disse:

    Isto é FAKE vamos usar o cérebro. Tem vídeo dele já explicando foi editado um vídeo e tentando convencer vocês!

  23. Robson disse:

    Noticia retirada do site http://ancc.org.br :
    Estive na última quinta feira (dia 09/02), à convite do Deputado Valdir Colatto, em seu gabinete em Brasília para auxiliar na fundamentação técnica do Projeto de Lei 6268/16, que dispõe sobre a Política Nacional de Fauna e abre a possibilidade de regulamentação da caça de animais silvestres. Tivemos a oportunidade de também ajudar o Deputado na preparação e argumentação da sua entrevista à TV Câmara sobre o tema. Nos colocamos inteiramente à disposição para ajudar no que for necessário. Obrigado Deputado Valdir Colatto pela confiança e reconhecimento ao nosso trabalho.
    Daniel Terra
    Presidente da AGCC.

    Resumindo os apoiadores do Bolsonaro querem caçar animais silvestres. Os javalis são mero pretexto.

  24. Stephany de Cássia Barbosa da Silva disse:

    Agora quer liberar a caça ? isso é ridículo , os animais tem o direito de viver livres ! isso não é saudável , é desumano . Ele jamais terá meu voto , que absurdo !!!!!

  25. Juraci pike disse:

    A caça dentro dos limites e obedecendo a estacso é saudavel. Educacao ambiental deveria fazer parte do currículo dos caçadores.

  26. Regina disse:

    Aposto que a maioria que está aqui defendendo os animais come carne!!! Esses animais que voces comem também são uma vida!! E eu posso falar poque não como animais!!!

  27. anônima estressada! disse:

    mais um pretexto pra gentalha fazer bagunça!

  28. sangerson disse:

    Acorda turma, é sobre caça a javali, que é uma praga no Brasil, é um animal q se reproduz muito rápido e faz muito estrago, e como não há nenhum predador para conter esse animal ele está criando problemas, por isso seria interessante liberar a caça. O video foi editado para colocar Bolsonaro em uma situação dificil. Não sou bolsonarista, mas a verdade deve ser dita.

  29. Nathan disse:

    ninguem vota?.! nesse draculá,>>*-*

  30. Roberta disse:

    Eu era Bolsonaro depois dessa perdeu meu voto e de minha família estou decepcionada

  31. Daniel disse:

    Não é pra todos os animais, e sim pra Javali, se tiver um Javali perto de sua casa, e tiver um cão, gato e etc, os Javalis vão contra nesses animais de estimação e por aí vai.
    Tá certo? depende, se você gosta do Javali, beleza, mas se não gosta, talvez você achou isso uma boa ideia.

  32. Daniela Magueta disse:

    BOLSOLIXO verme esse cara foi cagado pela mãe dele só pode

  33. Wêdjane Moraes do Nascimento disse:

    Esses caras aí, realmente são seres humanos? Acho que não, por que uma pessoa saudável não pratica essas barbaridades, são pessoas terríveis, não merecem serem chamados de ser humano. Você não vai ter meu voto.

  34. José Henrique Jordão disse:

    Porte de armas, “a caça é um esporte como outro qualquer” e apoio às vaquejadas, são pensamentos medievais que não são mais aceitos nas sociedades evoluídas do século XXI.

    • Henes Pio Soares disse:

      Evito discussões sobre esses assuntos, justamente para evitar aborrecimentos desnecessários, mas APOIO entusiasticamente a caça legalizada no Brasil de espécies predatórias como o Javali e o Java porco. Espero a liberação da caça. É minha opinião e é seu direito de discordar disto, mas não muda o fato de que vai acontecer em breve. Fique com sua “Sociedade Evoluída”, enquanto eu me divertirei imensamente com meu ato e pensamento bárbaro medieval. Um Fraternal abraço.

  35. Ana Carolina disse:

    A pressão da caça e a sua associação com outros fatores geram uma ação sinérgica que culmina em processos de extinção (PRIMACK; RODRIGUES, 2001). Apesar dessa particularidade, a caça ainda é amplamente realizada e não somente para a comercialização de carne e peles, mas de subprodutos que são direcionados para diversos objetivos. Alguns artigos científicos mencionam essa comercialização e esses custos.
    Os produtos gerados pela caça podem ser categorizados em três diferentes objetivos de aquisição: subsistência, esportiva ou comercial ilegal (tráfico).
    A caça de subsistência tem por conceito utilizar os recursos de origem animal apenas para a manutenção das atividades normais do organismo (DELGADO, 2005), sem o objetivo de comercialização.
    A caça esportiva está relacionada principalmente à conservação de tradições e culturas.
    Apesar da caça profissional ser proibida no Brasil, o artigo 6º da Lei nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967, determina que o poder público “estimulará a formação e o funcionamento de clubes e sociedades amadoristas de caça e de tiro ao voo objetivando alcançar o espírito associativista para a prática desse esporte” (BRASIL, 1967). Entende-se como contraditória a ideia de proibição em um artigo e a estimulação de criação de grupos de caça amadorista em outro, uma vez que os órgãos competentes acumulam atividades e a fiscalização da atividade de caça se torna inviável.
    Quanto ao tráfico de animais silvestres, a forma mais efetiva para prevenir o comércio ilegal é a fiscalização, principalmente no ambiente, nas rotas de transporte e nos locais de venda (PAGANO et al., 2009; BARBOSA; NOBREGA; ALVES, 2010). A fiscalização em ambientes naturais é outro aspecto que precisa ser revisto, pois além do distúrbio causado pela extração da fauna silvestre, alguns grupos de espécies, como os répteis, mamíferos e principalmente as aves, são muito visados pelos contrabandistas (VIDOLIN et al., 2004). A apreensão desses animais é constante e a forma correta de manejar a fauna silvestre apreendida é comentada por esses mesmos autores. Os animais apreendidos podem causar uma série de danos, por isso estudos prévios precisam ser realizados com o intuito de verificar a capacidade de suporte do ambiente e principalmente da saúde do indivíduo capturado, evitando que o mesmo sirva de veiculador de doenças.
    Logo, fica evidente que embora haja um crescente apoio à legalização da caça esportiva como forma de controlar pragas e ao mesmo tempo servir como diversão, o descontrole das pessoas e a falta de fiscalização que sempre existiu, e persiste até hoje, serão os principais causadores de problemas. Como já foi dito antes, a caça atinge não apenas o “controle” populacional, ela também gera problemas na variabilidade genética das espécies, cria barreiras geográficas, uma vez que as populações não têm o tamanho necessário para se espalharem, além da proliferação de doenças (quando há tráfico de animais vivos), podendo causar a extinção das mesmas e não apenas sua diminuição.

  36. Deise disse:

    Esse Homem E Uma Praga na Politica. Um Completo analfabeto. Inventou uma Facada pra Ficar Escondido de Debates por Nada Saber Falar.
    Um Retardado…

  37. Cleriana Ferreira disse:

    Isso não é esporte é crueldade de mentes insanas. Esportes trabalha com o bem estar físico e mental. Quando tira-se a vida por futilidade demonstra-se crueldade. Quem assim pensa deveria colocar-se no papel da caça para compreender a dor, o medo, a fuga desorientada de mãos que trazem a dor de ceifar o bem da vida.

  38. Pompilho Falasca disse:

    O animal humano usando sua única diferença dos animais silvestres para a crueldade, devia saber que, enquanto animal pensante, nada neste mundo é mais importante que evitar a crueldade.

  39. Márcia Xavier disse:

    Nunca votei nesta pessoa insuportável! Destruindo o meu amado Brasil e, agora, querendo liberar o sacrifício de animais indefesos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.