Esponja polêmica do BBB é alvo de investigação do MPF
03 fevereiro 2016 às 14h58

COMPARTILHAR
Ministério Público apura caso de racismo no reality show da TV Globo. Programa usou um boneco de estética negra como esponja de lavar louças

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) anunciou, nesta quarta-feira (3/2), a abertura de um procedimento preparatório para apurar possível prática de discriminação racial no reality show da TV Globo, Big Brother Brasil (BBB). O programa utilizou um boneco de estática negra como esponja de lavar louças, o que foi alvo de revolta nas redes sociais.
Conforme o órgão ministerial, diversas representações contra a rede de televisão foram recebidas na Seção de Atendimento ao Cidadão sob a alegação de que o objeto reforçaria um estigma de comparação entre o cabelo crespo e uma esponja de aço. Segundo as denúncias, o boneco contribui para ofender a imagem da população negra no País.
Em nota, o MPF-RJ destacou, ainda, que, mesmo diante da forte repercussão popular contra o utensílio, a Rede Globo se manifestou publicamente afirmando não ter a intenção de retirá-lo. Agora, a empresa terá que prestar esclarecimentos à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, sob pena de possíveis sanções. (Com informações do MPF-RJ)