COMPARTILHAR

Ministério Público apura caso de racismo no reality show da TV Globo. Programa usou um boneco de estética negra como esponja de lavar louças

Reprodução
Divulgação

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) anunciou, nesta quarta-feira (3/2), a abertura de um procedimento preparatório para apurar possível prática de discriminação racial no reality show da TV Globo, Big Brother Brasil (BBB). O programa utilizou um boneco de estática negra como esponja de lavar louças, o que foi alvo de revolta nas redes sociais.

Conforme o órgão ministerial, diversas representações contra a rede de televisão foram recebidas na Seção de Atendimento ao Cidadão sob a alegação de que o objeto reforçaria um estigma de comparação entre o cabelo crespo e uma esponja de aço. Segundo as denúncias, o boneco contribui para ofender a imagem da população negra no País.

Em nota, o MPF-RJ destacou, ainda, que, mesmo diante da forte repercussão popular contra o utensílio, a Rede Globo se manifestou publicamente afirmando não ter a intenção de retirá-lo. Agora, a empresa terá que prestar esclarecimentos à Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, sob pena de possíveis sanções. (Com informações do MPF-RJ)