“Esperamos atingir todos com idade até 60 anos”, diz Caiado após recebimento de novo lote da vacina contra Covid-19

Lote que acaba de chegar conta com um total de 161.200 doses. Desse montante, 3.200 são do Butantan e 158.000 da FioCruz. Há, ainda, a previsão de recebimento de outras 17 mil unidades da Pfizer na próxima segunda-feira, 3

Chegada de novas doses da vacina contra a covid-19 / Foto: Gabriela Macedo / Jornal Opção

O governador Ronaldo Caiado (DEM) concedeu, na manhã desta quinta-feira, 29, uma entrevista coletiva para comentar a chegada da nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Segundo o democrata, a expectativa, a partir da chegada desse novo lote, é de vacinar todos os goianos com idade até 60 anos.

Questionado sobre a possibilidade destinação de parte das doses aos professores, disparou: “É uma defesa que faço, mas a matéria ainda não foi aprovada dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). É algo que está em discussão. Já existem solicitações, não só de Goiás, mas de outros Estados também. Até o momento, o Ministério da Saúde se mantém rígido no sentido de que, após os 60 anos, as doses serão destinadas às pessoas com comorbidades”, concluiu. aplicação de parte das doses

O governador ainda comentou a chegada de um “pequeno lote” da Pfizer na próxima segunda-feira, 3. “É um lote muito pequeno. Serão 17 mil doses, apenas. Trata-se de um repasse, de um total de 1 milhão de doses que vieram para o Brasil todo. Nesse momento não faz muita diferença diante do número que precisamos para ampliar a vacinação em Goiás”, disse.

Questionado sobre a destinação dessas doses, disparou: “será decidido pelo órgão específico que cumpre determinação do Ministério da Saúde, não cabe a nós decidir se será destinado especificamente a um grupo ou se entrará na rotina normal das doses que estão sendo distribuídas”.

O lote que acaba de chegar conta com um total de 161.200 doses. Desse montante, 3.200 são do Butantan e 158.000 da FioCruz e devem ser usadas na aplicação da 1ª dose. Após a conferência, os imunizantes serão repassados pelo Estado aos 246 municípios goianos.

Segundo dados preliminares da SES-GO referente à primeira dose, foram aplicadas 854.961 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 379.861 pessoas. Goiás já recebeu 1.665.280 doses de imunizantes, sendo 1.208.080 da CoronaVac e 457.200 da AstraZeneca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.