Espera-se uma postura de reciprocidade, diz Ernesto Roller sobre governador do DF
14 maio 2020 às 16h25
COMPARTILHAR
Para secretário de Governo do Estado , a decisão de Ibaneis compromete população do entorno
“Espera-se uma postura de reciprocidade”. Assim reagiu o secretário de Governo de Goiás, Ernesto Roller, sobre a declaração do governador do DF de que não vai receber pacientes do Entorno de Brasília diagnosticados com Covid-19.
[relacionadas artigos=”253810″]
Ernesto Roller já foi prefeito da cidade de Formosa, na região do Entorno de Brasília, e sabe das necessidades da região, ainda mais quando se fala em saúde pública. Por isso o secretário disse acreditar na sensibilidade do governador Ibaneis Rocha.
“O momento exige de todos nós esforços. Naturalmente há um esforço dos poderes públicos no atendimento a Covid-19. O que se espera é uma postura de reciprocidade institucional. Além disso há uma questão de solidariedade humana”, avalia. “Eu espero que ele tenha a sensibilidade de não virar as costas para os goianos que o acolheram”, completa, ao se referir ao governador do DF que é natural do Piauí.
Ernesto Roller ainda aponta que a saúde, educação e segurança pública do DF são custeados com recursos federais e que por isso, não faz sentido deixar os goianos sem o atendimento na capital federal. “O governo do DF precisa entende que ele não é uma ilha de excelência no Pais. Nada mais justo que aqueles que trabalham em Brasília e são força motriz do DF ter um olhar de solidariedade”, argumenta.
Preocupação
A região do Entorno tem mais de 130 casos de Covid já confirmados. Em contrapartida, na região não há nenhuma UTI em hospital público na região. Fato preocupa governo do Estado, que tem atuado para estadualizar alguns hospitais para disponibilizar o atendimento a Covid-19.
“Estamos em processo de receber o hospital de Formosa, o de Luziânia e o hospital de campanha de Águas Lindas. Isso vai garantir o atendimento para região, mas isso ainda não é uma realidade”, esclarece Ernesto Roller. “Isso leva tempo. Não é uma coisa que se implanta do dia pra noite”, diz.
Diálogo para o isolamento
O secretário de Governo explica que o governador Caiado tem buscado sempre o diálogo antes de tomar medidas de isolamento e enfrentamento a Covid-19. “Não queremos impedir ninguém de nada. As pessoas precisam entender que o governo quer salvar a vida”, aponta.
Ernesto Roller também avalia que há um objetivo comum entre os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo do Estado. “Todos compreenderam a necessidade do esforço comum para o momento. Todos setores institucionais estão com foco voltado para proteger vidas e minimizar os impactos”, declara. “O governo tem dado exemplo de articulação no sentido de ouvir ideias. É uma postura que se volta para as necessidades do cidadão”.