A um dia de 2023 muitas pessoas começam a estabelecer metas para esse novo ciclo que se inicia no dia 1º de janeiro. No entanto, é importante manter cautela e principalmente estipular objetivos que sejam realistas.

De acordo com a psicóloga, Nádia Santana é normal que alguns objetivos não se concretizem, mas isso não deve ser razão de desânimo. “O principal motivo das pessoas não alcançarem as metas é porque elas traçam metas muito altas, são metas que chamo de ideais”. As metas são necessárias para motivar e ajudar a conquistar um próximo nível, porém, é preciso ter cautela, alerta Nádia. “A gente sai do ideal para o caos e se frustra”, emenda ao falar que é preciso ter os pés no chão na hora do planejamento.

Nádia Santana – Psicóloga

“Administrar dinheiro não é uma tarefa fácil, nem mesmo quando falamos de suas próprias posses. Com tantas possibilidades e necessidades para gastar (ou investir) os valores, ficamos perdidos e, sem um planejamento eficiente, acabamos muitas vezes com saldo negativo”, explica Edson Junior, planejador financeiro.

Juntar grana não é tarefa fácil, lembra especialistas. O comum é ir deixando as metas de lado ao decorrer dos meses. Por isso, o planejamento é essencial, o primeiro ponto, apontado por quem entende do assunto, é que é preciso entender quanto se ganha, para que assim realizar a distribuição da renda de forma correta.

Edson Junior – Planejador financeiro.

Como já dito anteriormente, a chave para deixar as resoluções de ano novo mais realistas é não fazer uma apenas uma “lista de desejos”, mas basicamente um planejamento estratégico para cada objetivo para o próximo ano. Não há lâmpada mágica para atingir metas, então, exige esforço e disciplina. Mais do que isso: precisamos saber exatamente o que queremos ou precisamos.

Não estranhe se você achar a jornada menos divertida e emocionante do que o planejado. Muitas vezes é exatamente isso que acontece. O mais importante: você não precisa diminuir seus sonhos e desejos. Apenas avalie qual necessidade está por trás de cada um e perceba a satisfação que sente ao realizá-los.