Especialista fala sobre riscos da lente de contato dentária

Facetas de porcelana são moda entre famosos e têm caído no gosto de quem espera um sorriso mais branco e simétrico. Mas é preciso ter alguns cuidados

Odontóloga e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernanda Maria de Castro | Reprodução

Moda entre os famosos e cada vez mais populares, as lentes de contato dentárias são tratamentos estéticos sofisticados, seguros e indicados nos casos em que se faz necessária a harmonização da forma, tamanho e cor dos dentes.

A durabilidade das facetas de porcelana pode chegar até 20 anos. Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados, que passam desde a formação do odontólogo até a higiene bucal e a alimentação do paciente.

Para conversar sobre os riscos e cuidados que demandam essa técnica, o Jornal Opção conversou com a odontóloga e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernanda Maria de Castro. Confira as dicas da especialista:

A técnica

As lentes de contato de porcelana são facetas extremamente finas de até 0,3 mm de espessura que são coladas ao dente por meio de cimentos adesivos. São indicadas nos casos em que se faz necessária a harmonização da forma, tamanho e cor dos dentes. Com as lentes de contato de porcelana é possível aumentar o comprimento, largura e volume dos dentes e também melhorar a estética, construindo dentes mais claros -uma grande demanda na atualidade. A técnica de colocação das lentes se inicia com uma análise estética da face com fotos e planejamento digital do sorriso. Posteriormente realiza-se um “test-drive” do sorriso, aonde pode-se visualizar como será o sorriso antes de iniciar o tratamento. Após aprovação do formato, comprimento e cor por parte do paciente realiza-se então a confecção das lentes de contato.

Cuidados

Em primeiro lugar o paciente interessado neste procedimento deve realizar uma consulta com um dentista aonde será avaliada a condição de saúde bucal do paciente e verificado se há indicação de lentes de contato. Devemos ter em mente que o tratamento das lesões de cárie, problemas de mordida (oclusão), mal posicionamento dentário e doença na gengiva (doença periodontal) devem ser tratados previamente à realização das lentes de contato.

Vantagens

As lentes de contato de porcelana são mais resistentes e têm maior estabilidade de cor ao longo do tempo quando comparadas com as resinas compostas, outro material indicado para facetas estéticas. Além de promoverem uma ótima estética para o sorriso, as lentes podem também auxiliar na mastigação do paciente, devolvendo guias de desoclusão, que muitas vezes são perdidas em processos de apertamento, bruxismo ou traumatismos dentários.

Riscos

Esses tratamentos quando bem executados e planejados tem uma previsibilidade muito boa

Durabilidade

A durabilidade das lentes, bem como de qualquer tratamento odontológico está pautada em três pilares: dentista, material e paciente. Portanto, além do conhecimento científico e destreza manual do dentista e do uso de materiais de alta qualidade, a realização de consultas periódicas de manutenção e higienização correta pelo paciente com fio dental e escova de dente irão influenciar na durabilidade desse tratamento, que pode chegar até 20 anos.

Possibilidade de cáries e fraturas

A cárie é uma doença multifatorial que está relacionada com a dieta e higiene bucal do paciente, portanto o cuidado com a higiene diária e manutenção das lentes é essencial. Lascamentos e fraturas são muito raros, geralmente acontecem quando existe uma sobrecarga na mordida de um dente específico.

Amarelamento

A porcelana possui uma alta estabilidade de cor, superior inclusive a do dente natural. Com o passar dos anos o dente pode escurecer e como as lentes são finas elas podem alterar a cor por transparência. Entretanto, isso está diretamente relacionado à dieta do paciente. Pessoas com dietas ricas em corantes (suco de uva, vinho tinto, café, chá) tem maior chance de ter escurecimento precoce dos dentes e das lentes.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Dr. Takano - Implantes Dentários São Caetano

Muito bom este artigo. Embora este recurso estético ainda esteja fora da realidade de muitas pessoas, com o passar do tempo ficará mais acessível. Como pode-se observar, é um procedimento estético de alto acabamento com baixos riscos de problemas, exceto cáries, que podem ter maior dificuldade para serem detectadas. Sempre é bom fazer manutenções regulares com seu dentista.