Especialista explica os mitos e as verdades do clareamento dental

Mesmo simples, tratamento deve ser realizado de forma criteriosa e com alguns cuidados

Um estudo feito em 2017 pela empresa GfK mostra que os brasileiros, tanto homens quanto mulheres, dedicam mais tempo aos cuidados de beleza que a média mundial. Neste cenário, entre tratamentos de saúde e estética, o clareamento dental tem se tornado um dos mais populares.

De acordo com o cirurgião-dentista Cassiano Medeiros, mesmo parecendo um procedimento simples, o clareamento deve ser realizado de forma criteriosa e com alguns cuidados.

“O profissional dentista é o único que pode orientar a forma segura de se fazer o tratamento, indicando a concentração do produto, a frequência, maneira correta de aplicar o gel e grau de branqueamento possível”, disse.

O especialista esclarece algumas das dúvidas mais comuns relacionadas ao tratamento, separando mitos e verdades sobre o clareamento:

1. Qualquer pessoa pode fazer o tratamento? Mito. “Embora o clareamento dental possa ser feito pela maioria das pessoas, ele é contraindicado em algumas condições devido à substância usada. Gestantes e lactantes, menores de 16 anos, pessoas com irritação severa na gengiva ou sensibilidade dentária aguda e aqueles com condições pré-cancerígenas devem evitá-lo”, afirma Cassiano.

Além disso, o clareamento pode não ser a melhor opção para quem tem muitas restaurações ou manchas que não sairão com o procedimento, como as causadas por alguns antibióticos e tratamentos de canal. “Nesses casos, facetas e lentes de contato dental podem ser opções mais eficazes”, indica o profissional.

2. O clareamento feito em consultório é mais eficaz? Mito. Tanto o clareamento caseiro quanto o feito em consultório apresentam vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas pelo dentista. “Aqueles com LED ou laser realizados na clínica costumam apresentar resultados mais rápidos, devido à alta concentração do gel usado, mas podem ter menos penetração. Já os caseiros apresentam resultados mais estáveis, porém mais demorados e que dependem da cooperação do paciente”, explica.

Normalmente, esses tratamentos são conjugados, para produzirem resultados mais eficazes e duradouros. Mas é sempre importante contar com ajuda profissional para evitar riscos e complicações que podem ser irreversíveis.

3. Quem faz clareamento deve evitar certos alimentos? Verdade. Alguns alimentos com corante ou ácidos, como café, vinho tinto, refrigerantes e chocolate devem ser evitados, principalmente durante o período em que o clareamento dental está sendo realizado. “Isso porque os dentes ficam mais porosos e, portanto, mais suscetíveis a manchas. Após o tratamento, eles não são proibidos, mas devem ser consumidos com cuidado por quem quer manter os resultados por mais tempo”, diz o especialista.

4. Os dentes ficam mais sensíveis? Parcialmente verdade. A substância usada no tratamento de clareamento pode causar sensibilidade nos dentes de algumas pessoas, principalmente nos procedimentos realizados em consultório, já que o gel é mais forte. Contudo, hoje já é possível reduzir esse efeito com produtos e técnicas específicas.

5. O clareamento dental dura para sempre? Mito. Algumas modalidades de clareamento podem durar anos, mas tudo vai depender da estrutura do dente de cada um e, principalmente, dos cuidados do paciente.

6. O clareamento estraga o esmalte dos dentes? Mito. “Não faria sentido um tratamento estético realizado por um dentista causar um problema de saúde. A substância utilizada afeta somente os pigmentos superficiais dos dentes, não apresentando grandes riscos, desde que realizada com orientação profissional”, elucida o cirurgião dentista.

7. O clareamento dental não é indicado para fumantes? Parcialmente verdade. Não existe contraindicação de clareamento para fumantes, mas o hábito de fumar afetará a qualidade e a duração dos resultados.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Linoos Planos de Saúde

Excelente artigo, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre clareamento dental. Obrigado!