Escritor Nelson Moraes lança “A Gargalhada de Sócrates”

Eleito um dos dez melhores romances de 2018, segundo votação da Revista Bula, obra lançada pela Amazon em versão e-book agora chega na versão impressa

Foto: Divulgação

O escritor mato-grossense radicado em Goiás Nelson Moraes Alves lança nesta terça-feira (19/2), às 18h30, no Velvet36 Rock’n Roll Bar, lança o livro “A Gargalhada de Sócrates”. Lançado pela Amazon em versão e-book, em novembro do ano passado, o romance ganha agora uma edição impressa, independente e com tiragem limitada.

O autor receberá o público para uma noite de autógrafos e um bate-papo sobre a obra, que traz a narrativa de um romance policial em tom de sátira e que se passa no século 4 a.C, misturando humor e suspense em uma paródia estilística sobre os últimos dias de vida de Sócrates, o mais expoente filósofo da Grécia antiga.

A obra foi apontada como um dos dez melhores romances de 2018, segundo votação promovida pela Revista Bula com 1,2 mil leitores. A publicação no formato físico atende a pedido dos próprios leitores, tanto aqueles que já conheceram a obra na plataforma digital, como os que já conferiram a repercussão do livro, mas não têm familiaridade com a leitura em equipamentos digitais.

De maneira bem-humorada e intrigante, Nelson Moraes usa fatos reais para sedimentar o relato feito pelo satirista Aristófanes, um dos principais críticos das ideias de Sócrates, a seu filho Filipos sobre os diálogos que manteve com o filósofo grego. A trama tem como eixo central uma situação então inimaginável de dois personagens antagônicos, Sócrates e Aristófanes, que se unem para desvendar uma série de assassinatos brutais de filósofos em Atenas.

Tudo isso ocorre em meio ao cárcere de Sócrates, que havia sido condenado à pena de morte por influenciar os jovens da época com suas ideias. Enquanto ele aguardava pela execução da pena capital, seu crítico mais contumaz o visitava na prisão para tentar entender, com o pensador, como ele mesmo, Aristófanes, foi envolvido nas cenas dos crimes.

A filosofia e o pensamento crítico, claro, estão presentes na obra de Nelson Moraes. São o pano de fundo para despertar no leitor alguns questionamentos que, assim como naquela época, nos levam a refletir sobre o papel do Estado na sociedade, os prejuízos da corrupção, o sentido da vida e dos relacionamentos.

“Esse é um livro em que o leitor questiona suas certezas o tempo todo. Minha intenção foi justamente despertar nas pessoas essa discussão, mais atual do que nunca, sobre o espírito crítico de uma época. Por isso, escolhi as figuras de Sócrates e Aristófanes, porque naquele tempo, cada um ao seu modo, já fazia indagações em torno da realidade da vida e do Estado”, diz o autor.

Serviço
Noite de autógrafos e lançamento do livro A Gargalhada de Sócrates

Quando: terça-feira, 19 de fevereiro

Horário: a partir de 18h30

Onde: Velvet36 Rock’n Roll Bar

Endereço: Rua 36, 378 – Setor Marista, Goiânia

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.