Segundo os especialistas o aparelho funciona como pulmão adicional e ajuda a manter a função do órgão reduzida pela Covid-19

Foto: Divulgação MDB

O boletim médico do Hospital Albert, onde está internado o candidato a prefeito de Goiania, Maguito Vilela, informou que o candidato está dependendo minimamente do suporte ECMO de Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Em matéria feita pela equipe do Jornal Opção com um médico pneumologista, mostramos que este equipamento é considerado um pulmão artificial e usado em pacientes cujo a situação seja grave.

Devido a pandemia de Covid-19, o uso do ECMO, que é um equipamento de alta complexidade cresceu. Segundo Celso Freitas, infectologista e diretor médico da LivaNova, empresa de tecnologia médica que trabalha com o ECMO, este equipamento funciona como um pulmão adicional, para pacientes com Covid-19, cuja função pulmonar foi muito reduzida, e possibilita que o paciente tenha tempo e condição clínica para se recuperar. Se o uso em Maguito é mínimo como diz o boletim, o quadro é favorável.

Maguito está utilizando o ECMO desde o dia 17 de novembro, data em que começou a fazer diálise também. Segundo o boletim o quadro clínico dele continua estável.