Com um mês de funcionamento em Goiânia, Uber Juntos ainda é visto com desconfiança

Usuários destacam fatores positivos como valor da corrida, mas não consideram opção totalmente segura. Sistema comete erros e causa esperas superiores a 30 minutos

Foto: reprodução

Uma das opções do aplicativo de carona, o Uber Juntos completa seu 1º mês de funcionamento em Goiânia. A modalidade permite que diferentes usuários possam compartilhar a mesma corrida.

O serviço, de maneira geral, parece ter agradado os passageiros, que têm o valor do percurso menor que em corridas convencionais. Entretanto erros no sistema e segurança para passageiros são fatores destacados como negativos.

Em testes realizados pelo Jornal Opção desde a primeira semana do “Juntos”, o serviço apresenta regularidade no funcionamento. Usuários que solicitam a modalidade precisam aguardar 2 minutos para que o sistema identifique outro passageiro que tenha rota em comum.

Apesar de uma avaliação geral positiva, passageiros dizem que não usariam o recurso em determinados períodos do dia. Segundo a estudante Alana Oliveira, que usa o “Juntos” regularmente, compartilhar uma corrida com um desconhecido não torna a modalidade atrativa pela madrugada.

“Sozinha eu já tenho receio, com outra pessoa seria ainda mais complicado. Não tem muito a se fazer, é um risco que a gente corre, não dá para julgar a pessoa que vai compartilhar a corrida com você”, disse.

Valores x  percurso

Outro fator destacado por usuários é o tempo da viagem, já que o sistema traça uma rota comum entre os dois solicitantes, tornando o caminho mais longo que o convencional. Sobre isso Alana diz que não recomendaria para passageiros que por ventura precisam de horário exato para chegada ao destino.  

“Principal questão atrativa é o valor, se eu estivesse com pressa eu não teria pegado. Ele dá um volta maior, às vezes você tem que andar um pouco, então isso exige que você esteja com o tempo mais livre”, destaca Alana.

A questão custo-benefício também é destacada pelo estudante Leandro Ferreira, que relata a diferença em cerca de 40% para menos em relação a uma corrida convencional. “Hoje o que a população prioriza é o dinheiro, o valor do serviço”, defende o estudante.

Falhas no sistema

Dos quatro testes feitos pela reportagem, um deles apresentou falha no sistema.  Após aceitar a corrida, o motorista demorou 31 minutos até a chegada ao local determinado pelo próprio aplicativo, 200 metros do local em que foi feita a solicitação.


Na primeira imagem o horário de solicitação e a chegada do motorista; na segunda imagem o aplicativo reconhece que excedeu o tempo de espera estimado e pede desculpas ao passageiro | Foto: Jornal Opção

Segundo o motorista, que não quis ser identificado, o problema teria sido causado por um erro do sistema. Após mais de 30 minutos de espera, o próprio aplicativo reconheceu a falha e mandou uma mensagem reconhecendo o erro.

A Uber se posicionou:


O Uber Juntos possui as mesmas camadas de segurança que outras modalidades como o compartilhamento de trajeto, ferramenta para ligar para a polícia direto do app,tecnologia de machine learning para prevenção de incidentes e registro de todas as viagens por GPS. A Uber considera a segurança uma prioridade e entende que a tecnologia pode diminuir riscos e tornar cada viagem mais segura, não importando a modalidade escolhida.

Desde o lançamento da categoria Uber Juntos, em 2018, a Uber segue investindo em novas tecnologias para otimizar ainda mais o compartilhamento de viagens para usuários e motoristas parceiros em cada cidade onde o serviço está disponível. A equipe de suporte da Uber está analisando a situação relatada pela reportagem, pois esta não é a experiência que Uber oferece a seus usuários.

Quando um usuário pede um Uber Juntos, o sistema calcula automaticamente outras solicitações de viagens feitas naquele instante indo para a mesma região, por isso é necessário aguardar até dois minutos para que seja encontrado um motorista. Em seguida, o aplicativo indica um ponto de embarque para cada usuário caminhar alguns metros e encontrar o veículo.

Lembramos que, a qualquer momento, usuários da Uber podem acionar o suporte no próprio aplicativo, por meio da aba “Ajuda”, ou pelo site uber.com/ajuda. Nosso suporte funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender as solicitações no menor tempo possível.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.