Entidades de Arquitetura e Urbanismo lançam carta-aberta sobre eleições municipais

Objetivo é cobrar atenção dos candidatos sobre itens que, na visão das entidade, devem reger a administração pública

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e demais entidades representantes do setor divulgaram nesta segunda, 31, Carta-Aberta à Sociedade e aos(às) Candidatos(as) nas Eleições Municipais de 2020. O texto cobra itens que devem estar nos pilares de gestões das cidades.

Ao Jornal Opção a conselheira federal do CAU em Goiás, Luna Jubé, explica que a carta é divulgada desde as eleições de 2016 e, segundo ela, pode ser fator determinante na inclusão dos cidadãos no direito à cidade.

“Se pensarmos a cidade para o cidadão nós temos inclusão social e nas políticas públicas, de forma que assim alcançamos uma nova conformação social e econômica”, destaca Luna Jubé.

Os pontos, em síntese são os seguintes:

 Colocar as pessoas no centro das políticas, programas e projetos urbanos de curto, médio e longo prazos, priorizando o bem estar social, em busca ao pleno atendimento ao saneamento ambiental, moradia digna e educação cidadã para todos(as).

[2] Planejar as políticas urbanas de forma transversal, inclusiva e integrada, mediante programas de Estado que sejam independentes de interesses eleitoreiros e momentâneos e que possam ser implementados por estruturas de gestão com continuidade temporal;

[3] Viabilizar o financiamento contínuo das políticas urbanas, com recursos de diversas fontes, incluindo-as como prioridade nos planos anuais e plurianuais;

[4] Buscar a articulação territorial sempre que o orçamento e o alcance municipal não forem auto suficientes; e

[5] Garantir a participação popular nos processos decisórios por meio do fortalecimento dos Conselhos Municipais e da representatividade e equidade de seus membros, refletindo a maioria feminina nas lideranças comunitárias.

Além de ser amplamente divulgado junto à população, pretende-se que o manifesto seja discutido com os partidos, suas lideranças e os(as) candidatos(as) a vereadores(as) das 5.570 cidades do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.