Entidade reúne prefeitos goianos para discutir cooperativismo no desenvolvimento do Estado

Reunião acontecerá no próximo dia 13, e apresentará propostas para a implantação de iniciativas que fomentem o progresso local e tornem os municípios goianos referência em desenvolvimento

O Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB), juntamente com seu órgão vinculado, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP) desejam unir forças junto ao governo do Estado e às prefeituras, a fim de aumentar o nível de desenvolvimento econômico e social dos municípios goianos. A ideia do projeto é estimular a expansão do cooperativismo como estratégia para crescimento das cidades.

Será realizado no dia 13 de março, um encontro com prefeitos, secretários, representantes do Executivo estadual e de entidades cooperativistas, no auditório do Edifício Goiás Cooperativo. A reunião terá como pauta o tema, Contribuição do Cooperativismo para o Crescimento das Cidades. Na oportunidade serão apresentadas propostas para a implantação de iniciativas que fomentem o progresso local de forma significativa e que tornem os municípios goianos referência em desenvolvimento, por meio de ações de cooperação, empreendedorismo, cidadania e negócios sustentáveis.

Segundo o presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, no contexto da situação atual vivenciada por diversos municípios goianos (assim como em boa parte do País), em que há cada vez menos disponibilidade de recursos e a capacidade de investimento está comprometida, o cooperativismo é uma possibilidade em termos de modelo de negócio capaz de sobreviver e de crescer diante de um cenário de crise.

Serão apresentados ainda, detalhes de um caso bem sucedido da criação de uma cooperativa de crédito em São Roque de Minas, uma cidade mineira próxima à nascente do Rio São Francisco que estava em decadência nos anos 1990.

“A inclusão socioeconômica, a geração e a democratização da renda são fatores de desenvolvimento que contribuem para fortalecer a igualdade social nas comunidades”, afirma o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, sobre o cooperativismo nos municípios.

O encontro contará também, com a participação de representantes das cooperativas Comigo, de Rio Verde, Coapil, da cidade de Piracanjuba e Bordana, de Goiânia. São organizações que têm papel importante no crescimento econômico e na inclusão social destas cidades. Além disso, haverá a presença da prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, que discorrerá sobre como o município tem se beneficiado da parceria com o cooperativismo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.