“Entendi desde muito cedo que minha carreira política era uma missão de Deus”, diz Iris ao ser homenageado

Governador Ronaldo Caiado também participou de encontro em homenagem ao emedebista na manhã desta terça-feira. “Sempre buscou elevar a política de Goiás ao patamar nacional. Ele deu oportunidade a vários políticos goianos. Isso mostra a paixão de Iris por nosso Estado”

Prefeito Iris Rezende | Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (MDB), foi homenageado com o Certificado de Reconhecimento Público, nesta terça-feira, 1º, durante sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A iniciativa da homenagem partiu do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB).

“O meu agradecimento por esta homenagem que me toca profundamente. Tenho por este Poder um profundo afeto. Indiscutivelmente esta casa foi responsável, em grande parte, pela minha formação política, onde passei a entender a responsabilidade daqueles que recebem o voto do povo para representa-lo na suas respectivas funções”, disse o emedebista ao receber a homenagem em Plenário.

O prefeito destacou ainda a importância de se cultivar a humildade ao longo da caminhada de qualquer homem público. “Nunca permiti que o poder subisse à minha cabeça. As vezes a pessoa ocupa uma função e muda até o jeito de caminhar. Eu entendi muito cedo que minha carreira, que se iniciava na Câmara Municipal de Goiânia, era, na verdade, uma missão que Deus estaria colocando em minhas mãos”, pontuou.

E por fim, disparou: “Aqui, prestes a encerrar a minha carreira política, pois só me faltam 30 dias, elevo meu pensamento aos céus e agradeço a Deus por esse privilégio e a cada parlamentar que aprovou essa homenagem. Me dirigi até aqui pensando que receberia a homenagem no gabinete do presidente e terminei surpreendido com tantos deputados, governador, diretores, secretários, presidentes. Obrigado a todos por esse momento de tão importante para a vida de qualquer criatura humana”.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) também participou da solenidade em homenagem ao emedebista. Ao discursar, Caiado destacou que Iris jamais traiu suas convicções, ao contrário, ele se firmou na política nacional.

“No período que Iris foi governador e ministro, sempre buscou elevar a política de Goiás ao patamar nacional. Ele deu oportunidade a vários políticos goianos. Isso mostra a paixão de Iris por nosso Estado. A política e Goiás precisa ter representatividade nacional”, afirmou.

Trajetória

Iris nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, interior de Goiás e mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos de idade. Após militar no movimento estudantil, presidindo os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas, elegeu-se vereador na Capital, em 1958, com a maior votação proporcional da história.

Desde então, Iris nunca mais abandonou a política, chegando a ocupar grandes cargos como o de ministro da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990), por exemplo. Ele que já foi senador, deputado e também governador, encerra sua trajetória política como prefeito de Goiânia aos 87 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.