A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, não compareceu ao desfile do 7 de setembro de 2024, que celebra a Independência do Brasil. Segundo o Palácio da Alvorada, a esposa do presidente Lula da Silva estava em um compromisso internacional no Catar, promovido pela organização Education Above All.

A visita ao país asiático terá a duração de dois dias. Além do evento principal, Janja participará de reuniões bilaterais e visitará uma escola para crianças refugiadas. Ela será uma das palestrantes no painel “Educação em Perigo: O Custo Humano da Guerra”, que ocorrerá no dia 9 de setembro em Doha. Janja aceitou o convite para discursar no evento.

O presidente Lula (PT) chegou sozinho ao evento às 8h45, no Rolls Royce presidencial. A ausência de Janja é notável, pois ela costuma estar presente em festividades, eventos oficiais e atos de governo ao lado de Lula.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o presidente do STF Luís Roberto Barroso e o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) participaram da festividade. Também estiveram presentes em Brasília ministros do governo, membros do Supremo Tribunal Federal, representantes de órgãos governamentais e das Forças Armadas.

Leia também:

Manifestações políticas, sociais e desfiles marcam feriado de 7 de setembro

Veja como foi o desfile de 7 de setembro em Goiás