Entenda os riscos da lente de contato dental, que fez Simaria perder os dentes

Procedimento feito de forma incorreta pode trazer sérias complicações aos pacientes

Odontóloga e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernanda Maria de Castro | Reprodução

Na última semana, a cantora Simaria, que faz dupla com a cantora Simone, revelou que perdeu alguns dentes após colocar lente de contato dental. Mas qual o perigo do procedimento? Segundo a própria artista, o resultado não esperado se deu por consulta com profissional inexperiente. Pensando nos riscos, o Jornal Opção conversou com uma especialista sobre o assunto.

De acordo com a odontóloga e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernanda Maria de Castro, as lentes de contato de porcelana devem obedecer um protocolo de planejamento e execução que inclui: inventário de saúde geral, anamnese, exame clínico e radiográfico minucioso, análise da oclusão dentária (mordida e engrenamento dos dentes), fotos, planejamento clínico e digital do sorriso.

“Além disso, se faz necessário a análise do periodonto ( gengiva e osso subjacente ao dente. Deve ser saudável”, acrescenta a especialista.

Apesar de o procedimento ser considerado seguro, é necessário ainda uma avaliação endodôntica, ou seja, dos canais, para que a sequência de preparos e moldagens dos dentes sejam perfeitas e para que as peças fiquem bem adaptadas ao dente. “Quando se quebra esse protocolo inicial, quando o diagnóstico e planejamento é relegado ao segundo plano ou desrespeitado, corre -se o risco de se obter lentes de contato de porcelana mal adaptadas ou com excessos que podem causar inflamações ou até abcessos no tecido gengival e futuras infiltrações cariosas na interface dente/ lente de contato” explicou Fernanda.

Por isso, antes de qualquer paciente realizar esse tipo de tratamento, ele deve estar consciente e entender todo o processo de execução. Segundo a odontóloga, o cirurgião tem a obrigação e a responsabilidade de explicar e mostrar todos os detalhes do tratamento a que o paciente será submetido.

Antes da cirurgia, por exemplo, é possível buscar informações sobre o especialista no órgão que regula essa atividade profissional, que é o Conselho Regional de Odontologia. “Muitas vezes o paciente se baseia em propagandas e marketing de redes sociais apenas e se esquece de averiguar o currículo do profissional”, alerta.

A técnica

As lentes de contato de porcelana são facetas extremamente finas de até 0,3 mm de espessura que são coladas ao dente por meio de cimentos adesivos. São indicadas nos casos em que se faz necessária a harmonização da forma, tamanho e cor dos dentes. Com as lentes de contato de porcelana é possível aumentar o comprimento, largura e volume dos dentes e também melhorar a estética, construindo dentes mais claros -uma grande demanda na atualidade. A técnica de colocação das lentes se inicia com uma análise estética da face com fotos e planejamento digital do sorriso. Posteriormente realiza-se um “test-drive” do sorriso, aonde pode-se visualizar como será o sorriso antes de iniciar o tratamento. Após aprovação do formato, comprimento e cor por parte do paciente realiza-se então a confecção das lentes de contato.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.