Em dezembro de 2022, após transmitir diversos jogos da Copa do Mundo do Catar, Casimiro Miguel, do canal CazéTV, emergiu como uma potência na internet. Pela primeira vez, a Globo dividia os direitos de transmissão com um competidor online.

Casimiro, conhecido por seu canal no YouTube, revelou durante uma live que sonhava em transmitir a Olimpíada. O impedimento era a exclusividade da Globo sobre a competição de 2024 em Paris.

Entretanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) desejava uma presença mais forte na internet. A CazéTV, em parceria com a LiveMode, propôs ao COI adquirir parte dos direitos digitais e, assim, ganhou a chance de transmitir os Jogos Olímpicos.

A aposta se mostrou certeira. Com uma cobertura mais descontraída e profissional, a CazéTV contratou ex-atletas, influenciadores digitais, apresentadores e jornalistas (incluindo alguns ex-Globo, como Fernanda Gentil), conquistando um espaço impressionante no mercado.

Nos primeiros três dias de Olimpíada, o canal acumulou mais de 500 milhões de visualizações, contando com 14,7 milhões de inscritos no YouTube. O estilo informal, já visto na transmissão da Eurocopa, tem atraído marcas como Havaianas, iFood, Mercado Livre, Samsung e Volkswagen.

Segundo apurações, um dos contratos publicitários rendeu 1,5 milhão de reais. “A linguagem do canal se aproxima do popular, e tudo que uma marca quer é chegar a todos os públicos”, afirma Edu Simon, CEO da agência Galeria.

Biografia

Casimiro Miguel, de 30 anos, é o criador e a alma do fenômeno. Carioca e vascaíno, ele se tornou uma referência para os amantes de esportes na internet. Em 2014, enquanto cursava jornalismo, trabalhava no Esporte Interativo (atual TNT Sports) na edição de vídeos e redes sociais.

Aos poucos, conquistou espaço como comentarista esportivo. Durante a pandemia, em 2020, sua popularidade explodiu com lives onde reagia a diversos conteúdos. Teasers dessas transmissões viralizaram, tornando-o um ídolo entre boleiros e simpatizantes.

Casimiro tinha como objetivo inicial no YouTube aposentar seus pais para protegê-los do coronavírus. Em menos de um ano, conseguiu atingir essa meta. Hoje, ele ostenta ganhos difíceis de mensurar, estimados em pelo menos 1 milhão de reais por mês, provenientes de acordos publicitários, monetização no YouTube e na Twitch, além de outros negócios.

Em um leilão beneficente do Instituto Neymar, arrematou um lote por 825 mil reais. A CazéTV, nos bastidores, não se vê como concorrente direta da Globo, mas sim como uma alternativa complementar.

Enquanto o canal teve um pico de 500 mil telespectadores simultâneos na abertura da Olimpíada, a Globo alcançou 36,4 milhões de pessoas na TV aberta. Na internet, o cenário é mais competitivo, com ambas no topo dos assuntos mais comentados.

A descontração da CazéTV é um trunfo, mas também traz riscos. Durante a transmissão olímpica, uma blogueira causou constrangimento ao repercutir uma fofoca sobre duas jogadoras de vôlei, gerando polêmica.

Apesar dos deslizes, o teor informal do canal atrai espectadores que a TV aberta tem dificuldade de alcançar. “Estamos olhando para um público que quer consumir conteúdo esportivo de múltiplas formas”, diz Fabio Medeiros, chefe de conteúdo da CazéTV.

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