Entenda o sucesso milionário da CazéTV na transmissão da Olimpíada
02 agosto 2024 às 17h48
COMPARTILHAR
Em dezembro de 2022, após transmitir diversos jogos da Copa do Mundo do Catar, Casimiro Miguel, do canal CazéTV, emergiu como uma potência na internet. Pela primeira vez, a Globo dividia os direitos de transmissão com um competidor online.
Casimiro, conhecido por seu canal no YouTube, revelou durante uma live que sonhava em transmitir a Olimpíada. O impedimento era a exclusividade da Globo sobre a competição de 2024 em Paris.
Entretanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) desejava uma presença mais forte na internet. A CazéTV, em parceria com a LiveMode, propôs ao COI adquirir parte dos direitos digitais e, assim, ganhou a chance de transmitir os Jogos Olímpicos.
A aposta se mostrou certeira. Com uma cobertura mais descontraída e profissional, a CazéTV contratou ex-atletas, influenciadores digitais, apresentadores e jornalistas (incluindo alguns ex-Globo, como Fernanda Gentil), conquistando um espaço impressionante no mercado.
Nos primeiros três dias de Olimpíada, o canal acumulou mais de 500 milhões de visualizações, contando com 14,7 milhões de inscritos no YouTube. O estilo informal, já visto na transmissão da Eurocopa, tem atraído marcas como Havaianas, iFood, Mercado Livre, Samsung e Volkswagen.
Segundo apurações, um dos contratos publicitários rendeu 1,5 milhão de reais. “A linguagem do canal se aproxima do popular, e tudo que uma marca quer é chegar a todos os públicos”, afirma Edu Simon, CEO da agência Galeria.
Biografia
Casimiro Miguel, de 30 anos, é o criador e a alma do fenômeno. Carioca e vascaíno, ele se tornou uma referência para os amantes de esportes na internet. Em 2014, enquanto cursava jornalismo, trabalhava no Esporte Interativo (atual TNT Sports) na edição de vídeos e redes sociais.
Aos poucos, conquistou espaço como comentarista esportivo. Durante a pandemia, em 2020, sua popularidade explodiu com lives onde reagia a diversos conteúdos. Teasers dessas transmissões viralizaram, tornando-o um ídolo entre boleiros e simpatizantes.
Casimiro tinha como objetivo inicial no YouTube aposentar seus pais para protegê-los do coronavírus. Em menos de um ano, conseguiu atingir essa meta. Hoje, ele ostenta ganhos difíceis de mensurar, estimados em pelo menos 1 milhão de reais por mês, provenientes de acordos publicitários, monetização no YouTube e na Twitch, além de outros negócios.
Em um leilão beneficente do Instituto Neymar, arrematou um lote por 825 mil reais. A CazéTV, nos bastidores, não se vê como concorrente direta da Globo, mas sim como uma alternativa complementar.
Enquanto o canal teve um pico de 500 mil telespectadores simultâneos na abertura da Olimpíada, a Globo alcançou 36,4 milhões de pessoas na TV aberta. Na internet, o cenário é mais competitivo, com ambas no topo dos assuntos mais comentados.
A descontração da CazéTV é um trunfo, mas também traz riscos. Durante a transmissão olímpica, uma blogueira causou constrangimento ao repercutir uma fofoca sobre duas jogadoras de vôlei, gerando polêmica.
Apesar dos deslizes, o teor informal do canal atrai espectadores que a TV aberta tem dificuldade de alcançar. “Estamos olhando para um público que quer consumir conteúdo esportivo de múltiplas formas”, diz Fabio Medeiros, chefe de conteúdo da CazéTV.
Leia também: