Já percebeu cabelos e barba quase totalmente brancos, enquanto as sobrancelhas permanecem pretas? Não é raro encontrar pessoas que passam por esse processo natural de envelhecimento.

A pergunta que surge é: por que os pelos do corpo não ficam brancos ao mesmo tempo, se todos envelhecem? Vários fatores contribuem para que algumas partes do corpo apresentem pelos brancos enquanto outras permanecem escuras.

Erick Barreto, médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explicou ao Uol que a cor dos pelos, assim como a dos olhos e pele, está relacionada à produção do pigmento melanina pelos melanócitos, células responsáveis por essa produção.

“Quando essas células se degeneram, os fios então começam a ficar brancos. Resultado do envelhecimento”, complementa.

Principais fatores:

  • Genética: Influencia a idade em que os pelos começam a ficar brancos.
  • Estresse e tabagismo: Podem acelerar o processo de embranquecimento.
  • Alterações hormonais e doenças autoimunes: Também contribuem significativamente.

“E tudo isso ainda pode influenciar quais pelos ficam brancos primeiro e não é algo uniforme”, acrescenta Gustavo Martins médico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e dermatologista.

Cada pessoa tem um ritmo diferente de embranquecimento. Em diferentes partes do corpo, a taxa de regeneração dos melanócitos varia, explicando por que alguns pelos ficam brancos antes de outros. Alguns médicos acreditam que todos os pelos eventualmente ficam brancos, enquanto outros destacam a influência hereditária e até racial. Por exemplo, o processo é mais tardio em asiáticos e negros.

Processo de embranquecimento

A velocidade e extensão do embranquecimento, ou canície, varia de pessoa para pessoa e entre diferentes partes do corpo. Geralmente, os primeiros fios brancos aparecem na cabeça, descendendo para outras áreas do corpo.

“Normalmente, o processo começa com os cabelos, particularmente na região lateral da cabeça (das têmporas), e depois se espalha para outras áreas do couro cabeludo. Posteriormente, os pelos da barba, outros pelos faciais e do corpo começam a ficar brancos. Os pelos pubianos, das axilas e cílios tendem a embranquecer por último”, informa Isabela Dupin, dermatologista e professora da Afya Educação Médica.

Segundo Dupin, os melanócitos das sobrancelhas e cílios são mais resistentes ao envelhecimento e dano oxidativo, o que explica por que esses pelos frequentemente permanecem escuros até o fim da vida, ao contrário dos pelos do couro cabeludo.

Não há uma maneira cientificamente comprovada de frear permanentemente o embranquecimento natural dos pelos, mas mudanças no estilo de vida podem ajudar a retardar o processo. “O estresse causa efeito oxidativo, mas quando sua fonte é removida, o cabelo que ficou branco recentemente pode recuperar sua cor, sugerem estudos”, explica Barreto.

Produtos específicos de tintura estão disponíveis para cabelos e barbas, mas são raros para outros pelos do corpo, como os pubianos.

“Mas algumas tinturas usadas no couro cabeludo podem ser aplicadas nessa região (na parte inferior do abdome, onde crescem pelos), desde que adotados os cuidados adequados para evitar a irritação da pele”, esclarece Dupin.

Para aqueles incomodados com os pelos brancos, a depilação é uma opção. No entanto, é importante tomar cuidados ao se depilar para evitar infecções, como a foliculite, que ocorre quando os folículos capilares são infectados por microrganismos devido a microtraumas causados por lâminas ou cera.

Leia também: