Entenda como será a aplicação da primeira fase do Enem no próximo domingo, 17

Saiba quais cuidados deverão ser adotados pelos candidatos ao longo da prova e também no período que antecede a aplicação do teste

Candidatos chegam para o 2º Dia de prova do Enem (Elza Fiuza/Agência Brasil)

Tem início, no próximo domingo, 17, o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. E é justamente na véspera do grande dia que diversos estudantes procuram sanar as principais dúvidas a respeito do processo de aplicação das provas, especialmente, em um ano atípico onde novas regras precisaram ser adotadas a fim de se evitar a proliferação do coronavírus (Covid-19) entre os estudantes.

Pensando nisso, o Jornal Opção elencou alguns cuidados que deverão ser adotados pelos candidatos não só no decorrer da prova, mas também no período que antecede sua aplicação.

Um dos principais cuidados diz respeito ao documento de identificação obrigatório. É fundamental que cada um dos candidatos compareçam ao local de provas com o RG em mãos.

Ele deverá ser apresentado ao fiscal de prova que fará, em seguida, o reconhecimento facial do aluno. Outro detalhe importante é que apenas neste momento será permitida a retirada ou afastamento da mascara do rosto. Nas demais ocasiões, o candidato deverá utilizar a proteção o tempo todo.

Caso tenha perdido o documento, será permitido ao aluno se apresentar por meio de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho. Caso não possua nenhum desses documentos, um boletim de ocorrência que ateste perda ou roubo dos documentos também será aceito pelo fiscal.

Quanto aos pertences, o candidato deverá obrigatoriamente realizar a prova utilizando caneta esferográfica azul ou preta, feita em material transparente. Demais objetos como lápis, lapiseira, régua, borracha ou corretivos são proibidos e deverão ser guardados em um envelope distribuído a cada candidato e lacrado antes do início da prova.

Os candidatos podem entrar no local de provas com o telefone celular, no entanto, o mesmo deverá estar desligado durante todo o período e ser guardado juntamente com os demais objetos dentro do envelope distribuído. O mesmo serve para o relógio.

Vale lembrar que a abertura dos portões está marcada para às 11h30, horário de Brasília. Eles serão fechados pontualmente às 13h e às 13h30 a aplicação terá início. A orientação das autoridades responsáveis pelo Exame é que, caso o candidato esteja com sintomas ou suspeita de Covid-19, que não compareça e notifique, o quanto antes, o Inep no seguinte número: 0800 616161.

A partir da notificação será emitida uma autorização para que o candidato participe de uma reaplicação da prova, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.