O enfrentamento do Partido dos Trabalhadores (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pauta do IOF surtiu efeitos positivos na popularidade do governo. Levantamentos internos feitos pelo Palácio do Planalto levantaram a moral do governo que enfrenta uma sequência de resultados negativos.

Os trackings, pesquisas diárias para análise interna, mostram que a avaliação de Lula cresceu acima da margem de erro, enquanto a reprovação caiu em proporções consideráveis. O resultado, de acordo com o Jornal O Globo, que teve acesso aos números, foi atribuído ao discurso adotado pelo governo ao discurso dos “ricos contra os pobres” desde o enfrentamento contra o Congresso Nacional na pauta do IOF. As informações foram divulgadas pela colunista do jornal O Globo, Bela Megale.

Segundo o jornal, os integrantes da Esplanada avaliam que o centrão antecipou a campanha eleitoral e fez o governo abraçar o embate. Além disso, os integrantes do governo avaliam que não há como retroceder no discurso e que Lula e membros do governo precisam manter as falas sobre o combate dos privilégios e a chamada justiça tributária.

Leia também:

Reprovação ao governo Lula é de 56,7%, segundo Paraná Pesquisas

Governo vence batalha do IOF, mas arrisca perder a guerra política com o Congresso, avalia cientista político