Enem: Governo de Goiás elenca ações para garantir preparação de alunos

Exame Nacional do Ensino Médio deve contar com participação de mais de 46 mil estudantes da 3ª série da rede estadual

Foto: Reprodução

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assegurou durante todo o ano de 2020 acesso a conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos alunos da rede estadual de ensino. Ao todo, 5,7 milhões de inscrições foram confirmadas no país. Setenta e sete por cento do contingente matriculado na 3a série das unidades sob a jurisdição da Seduc devem participar do certame, o que representa 46.670 estudantes.

“Eu tive a oportunidade de me formar, sou médico e sei como a educação pode dar perspectiva para uma boa qualidade de vida”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (DEM). “Quero que o jovem escolha sua profissão, realize seu sonho. Ele pode ir muito além do que a gente pensa”, continuou.

Um dos projeto realizados pela atual gestão é o Estudantes de Atitude, que premiou as melhores práticas desenvolvidas por alunos, em 2019, relacionadas à transparência, controle social, voluntariado, consciência ambiental e prevenção à corrupção.

Para a titular da Seduc, Fátima Gavioli, as ações serviram de apoio para garantir acesso dos alunos a material de estudo em diversos formatos. Televisão, rádio, parcerias com transmissões ao vivo em redes sociais, aplicativos de conversa, entre outros, integraram a lista de ferramentas utilizadas. “Nosso objetivo foi realizar a melhor preparação para o Enem de todos os tempos”, referendou.

As provas desta edição serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). O cartão de confirmação já está disponível e pode ser acessado na página do participante (enem.inep.gov.br/participante). Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame.

Goiás Bem no Enem

Ao longo de 2020, os estudantes puderam acompanhar, pela TV Brasil Central, aulas produzidas pela Seduc, por meio da Superintendência de Ensino Médio. Além disso, os alunos da 3ª série passaram a receber videoaulas, blocos de listas de exercícios, lives e pílulas do conhecimento (vídeos curtos com dicas). Para facilitar o acesso, esses materiais foram disponibilizados via WhatsApp, no portal NetEscola, no perfil do Goiás Bem no Enem no Instagram, e no canal do programa no YouTube.

A maratona de estudos contou ainda com o Desafio Weekend, lista de questões no padrão da avaliação nacional, dividida em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. Posteriormente, os jovens recebiam videoaulas com a resolução dos enunciados.

Em dezembro, mais uma ajuda extra para os alunos. No mês, foram realizados dez aulões que incluíram disciplinas de história, matemática, redação, química, física, língua portuguesa e línguas estrangeiras (inglês e espanhol).

Cleiton Augusto Campos Cruz, estudante do Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, utiliza ferramentas disponibilizadas pela Seduc para se preparar para Enem | Foto: Reprodução

O jovem Cleiton Augusto Campos Cruz vai iniciar a 3ª série do ensino médio neste ano, mas mesmo assim decidiu fazer a prova para adquirir conhecimento. Ele também acompanhou as ações do Goiás Bem no Enem. “Auxiliaram no decorrer do ano passado e no planejamento dos estudos”, disse o estudante do Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, localizado em Goiânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.