Enel inaugura centro de treinamento com capacidade de receber 100 alunos por dia

Unidade oferece cursos de formação e capacitação de mão de obra para atuar no mercado de redes de energia

Centro de Treinamento Avançado (CTA) é inaugurado em Goiânia e promete formar profissionais na área elétrica. │ Foto: Divulgação Enel Distribuição Goiás

Nesta quinta-feira, 17, foi inaugurado o Centro de Treinamento Avançado (CTA) da Enel Distribuição Goiás. A construção do espaço foi realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O novo Centro de Treinamento fica na Faculdade Senai Ítalo Bologna, no setor Centro-Oeste de Goiânia. Foram investidos mais de R$ 7 milhões da Enel, em conjunto com cerca de R$ 3 milhões do Senai em sua construção, que pode atender 100 alunos diariamente em cursos de formação e capacitação de mão de obra para atuar no mercado de redes de energia.

O empreendimento faz parte do Programa de Formação de Eletricistas da Enel em Goiás. A empresa montou, desde o ano passado, outras 24 unidades de formação e capacitação no Estado. Nove delas foram em parceria com o Senai.

De acordo com a empresa de energia, 503 profissionais já se formaram e outros 544 estão em processo de conclusão de curso. Também já estão pré-selecionados outros 1.500 alunos, que ainda não começaram o curso devido à pandemia. Além disso, foram requalificados mais de 3 mil eletricistas em todo o Estado, dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos.

“Estamos gerando oportunidade, contribuindo para a geração de emprego e para o desenvolvimento do Estado”, comentou José Luis Salas, diretor-presidente da Enel Goiás. Salas também afirmou que toda a mão de obra da Enel em Goiás será retreinada, para ampliar a qualidade do serviço prestado e ampliar o rigor em relação às regras de segurança.

Tecnologia

Alunos receberão treinamento de acordo com os padrões de excelência internacionais. │ Foto: Divulgação Enel Distribuição Goiás.

O CTA segue os padrões do mercado mundial do setor, integrando redes de alta, média e baixa tensão, de acordo com a empresa de energia. “É um polo de capacitação completo, que disponibiliza todos os recursos necessários para simulação da operação, das intervenções na rede e práticas de segurança, proporcionando a formação plena dos profissionais da área”, afirma o diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás.

Para o presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel , a inauguração da unidade de ensino é uma oportunidade única para “capacitar eletricistas de acordo com as novas tecnologias, dar condições para que eles se atualizem, além de ampliar a oferta de mão de obra qualificada”.

O diretor regional do Senai, Paulo Vargas explicou que no Centro de Treinamento serão preparados profissionais para atender toda demanda da Enel e das empresas prestadoras de serviços em Goiás, no Distrito Federal e em Estados vizinhos. “O objetivo é dinamizar a atuação do Senai e contribuir para a qualificação e requalificação de recursos humanos da empresa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.