Trata-se de um dos mais modernos centros de formação de mão de obra para atuação em rede elétrica do Brasil. O espaço atenderá não só a demanda de Goiás, mas de todo o País

Foto: Reprodução

A Enel Distribuição Goiás inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 17, o Centro de Treinamento Avançado (CTA) da empresa, construído em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Trata-se de um dos mais modernos centros de formação de mão de obra para atuação em rede elétrica do Brasil. O espaço atenderá não só a demanda de Goiás, mas de todo o País.

O novo Centro de Treinamento fica na Faculdade Senai Ítalo Bologna, em Goiânia e é resultado de um investimento de mais de R$ 7 milhões da Enel, com contrapartida de cerca de R$ 3 milhões do Senai.

A unidade tem capacidade de atender até 100 alunos por dia em cursos de formação e capacitação de mão de obra para atuar nos mais modernos tipos de rede de energia.

O empreendimento faz parte do Programa de Formação de Eletricistas da Enel em Goiás e, agora, vai possibilitar a sua ampliação. Desde o ano passado, a empresa montou 24 centros de formação e capacitação de eletricistas em todo o Estado, nove deles com apoio do Senai.

Neles, 503 profissionais já se formaram e outros 544 estão em processo de conclusão de curso. Também já estão pré-selecionados outros 1.500 alunos, que ainda não começaram o curso devido a pandemia. Além disso, foram requalificados mais de 3 mil eletricistas em todo o Estado, dentro dos padrões de qualidade e de segurança.

“Com o Centro de Treinamento Avançado, Goiás será referência nacional em formação de mão de obra para o setor de energia. Estamos gerando oportunidade, contribuindo para a geração de emprego e para o desenvolvimento do Estado”, comenta o diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás, José Luis Salas.

Tecnologia

A Enel garante que o Centro de Treinamento foi concebido com o que existe de mais avançado no mercado mundial do setor, integrando redes de alta, média e baixa tensão.

No local foi instalada toda a cadeia de distribuição de energia, com transformador de alta, módulo híbrido, eletrocentro, centro satélite, subestação compacta, topologias de rede, equipamentos de comando e controle de última geração, além de medidores inteligentes e sala de realidade virtual.

“É um polo de capacitação completo, que disponibiliza todos os recursos necessários para simulação da operação, das intervenções na rede e práticas de segurança, proporcionando a formação plena dos profissionais da área”, afirma o diretor-presidente da Enel Distribuição Goiás.