Enel garante que diferença entre consumo e fatura serão compensados
26 março 2020 às 15h27

COMPARTILHAR
Enel informou que está adaptando seus sistemas para que os clientes comerciais e residenciais possam realizar a autoleitura de seus medidores

A Enel informou na quarta-feira, 25, que as faturas dos clientes serão realizadas por meio da média de consumo dos últimos 12 meses. De acordo com Alessandra Koslowski, responsável por Operações Comerciais da Enel, a fatura média é a melhor referência de consumo de cada cliente. “Se houver diferença entre consumo faturado e lido, os valores serão compensados”, garantiu.
A Enel diz que a cobrança pela média é temporária e que quando o período crítico do coronavírus passar, os funcionários irão voltar a realizar as medições direto no relógio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou as concessionárias de energia a realizar a cobrança desta maneira e em caráter extraordinário, por meio de comunicado na última terça-feia, 24.
A Enel informou também que está adaptando seus sistemas para que os clientes comerciais e residenciais possam realizar a autoleitura de seus medidores, a exemplo do que já é feito pelos clientes rurais. A alternativa será disponibilizada durante este período crítico de avanço da pandemia do Coronavírus e permitirá que a Enel reduza o número de equipes nas ruas, protegendo clientes e colaboradores. “Por meio da autoleitura, o cliente poderá informar à distribuidora, em data e canal determinados, a leitura mostrada no medidor, informação esta que será utilizada pela Enel para proceder o faturamento do serviço”, explica Alessandra Koslowski. Segundo ela, clientes que não quiserem aderir à autoleitura continuarão sendo cobrados pela média de consumo dos últimos 12 meses, conforme regra estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Quem for faturado pela média tem a garantia de que, ao fim do período, se houver diferença entre o que foi faturado e o que realmente foi consumido, esses valores serão compensados na conta de energia.
Em relação aos clientes industriais, 95% deles já é medido por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura, ou poderão também optar pela autoleitura.
Quanto às contas de março, que foram faturadas pela média de consumo, Alessandra enfatiza que eventuais diferenças entre o faturado e o consumido serão compensadas nas próximas faturas. Ela observa, ainda, que não há impactos na prestação do serviço de fornecimento de energia. “A Enel Distribuição Goiás permanece com todos os serviços essenciais de manutenção da rede e atendimento emergencial e tem adotado uma série de medidas para assegurar aos consumidores a continuidade das operações da empresa”, diz.
Cadastro atualizado
A companhia ressalta a importância de que os clientes mantenham o cadastro atualizado, já que as contas de energia serão disponibilizadas por meios digitais. Para atender essa demanda, a empresa reforçou o atendimento em todos os seus canais digitais, que funcionam 24 horas por dia.
Os clientes podem baixar gratuitamente o aplicativo Enel Goiás para Android (http://bit.ly/2yVF6Nd) e IOS (https://apple.co/2MyhjVr) e ter acesso a serviços como cadastro de conta em débito automático e conta por email, além de solicitar segunda via da conta, consultar débitos ou informar falta de energia. Além disso, os clientes podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr), ou facilmente acessando sua conta pelo Whatsapp Elena, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608 ou ainda pela Central de Atendimento 0800 62 01 96
Queixas
O deputado estadual delegado Eduardo Prado, que é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), uma reunião remota com a Enel para discutir as medidas. De acordo com ele, a decisão foi tomada após receber inúmeras reclamações em suas rede sociais de cidadãos em relação a essa cobrança.
Ele também orientou os clientes a fazerem o cálculo da média dos últimos 12 meses para verificar se a fatura está correta. “Se houver qualquer tipo de divergência em relação ao valor cobrado, faça uma reclamação à Enel, ao Procon-Goiás (pela web ou pelo 151), observando que vocês devem pegar as últimas 12 contas”, falou.
“A Aneel também autorizou que os consumidores façam a auto medição por meio de celular, de foto, e enviem à prestadora de serviço. Eu digo que isso é uma maneira de confiar no consumidor. Por isso, solicitamos à Enel que disponibilize um aplicativo nesse momento de coronavírus para que os consumidores façam análise de seu relógio e encaminhem a medição para que eles façam a fatura”, disse.