“Endurecendo agora, não será necessário o lockdown”, avalia presidente da Federação de Municípios
11 maio 2020 às 15h47
COMPARTILHAR
Reunião virtual entre Governador e prefeitos goianos tratou de um novo decreto de fechamento no Estado. Prefeitos tendem a seguir novas regras de isolamento que Estado impor
Um novo decreto de fechamento do comércio e reforço no isolamento social deve ser publicado ainda esta semana pelo governador Ronaldo Caiado (DEM). O assunto foi tema de uma reunião virtual entre o democrata e prefeitos de municípios goianos. Em entrevista ao Jornal Opção o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) Haroldo Naves, disse que os prefeitos tendem a seguir as normas de isolamento que forem impostas pelo decreto estadual.
“Eles (prefeitos) estão preocupados com os empregos e o setor produtivo. Essa é uma preocupação pertinente, mas a situação primordial é a saúde, e devemos todos abraçar a causa para endurecer. Endurecendo agora, não será necessário o Lockdown (fechamento total)”, conta Haroldo Naves.
O presidente da FGM explica que agora os prefeitos devem aguardar a reunião que Caiado fará com líderes do judiciário e legislativo, para então publicar o novo decreto. “Vamos aguardar, mas sabemos da necessidade de fechar novamente. Já fomos líder no isolamento e agora temos o pior índice. Algo precisa ser feito”, avalia.
Falta de UTI
Cerca de 60% dos municípios goianos não possuem UTIs. Esse é um dado preocupante e que faz com que prefeitos tendam a impor regras rígidas de isolamento e de combate a Covid-19. “Prefeitos estão agindo para que não haja o colapso. Sabemos desse risco e tudo que será feito nesse momento é para poupar vidas”, diz Haroldo.