Encomendas enviadas por correio devem ter nota fiscal afixada na parte externa

Mudança entrou em vigor na última terça-feira (2/1) e vale também para as postagens de varejo

Desde a última terça-feira (2/1) é obrigatória a apresentação de nota fiscal nas postagens de encomendas pelos Correios, assim como por todos os transportadores brasileiros.

A medida é para atender às exigências dos órgãos de fiscalização tributária em relação às legislações para a circulação de mercadorias no país, que determinam que o transporte de qualquer mercadoria sujeita à tributação deve ocorrer com a nota fiscal.

Para produtos que não estão sujeitos à tributação, o remetente (sob sua responsabilidade) poderá preencher uma declaração de conteúdo disponível no site e nas agências dos Correios, que também deverá ser fixada na parte externa da encomenda.

A regra não é nova para as postagens de pessoas jurídicas com os Correios. As empresas de e-commerce já adotam essa prática, pois todos os transportadores brasileiros são obrigados pela legislação a transportar apenas mercadorias que estejam acompanhadas de nota fiscal ou declaração de conteúdo.

A mudança é para as postagens de varejo nos Correios, nas quais, por orientação dos órgãos de fiscalização, os Correios também exigem que esteja afixada a nota fiscal, quando for o caso, ou a declaração de conteúdo, quando se tratar de remetente não contribuinte de ICMS.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Marcos

Mais uma vez o governo se metendo na vida das pessoas e prejudicando todo mundo! Se já existia extravio antes dessa norma maldita, imagina agora que estará declarado o conteúdo e valor no pacote??? E quem vive de Mercado Livre, de artesanato? E essa declaração de conteúdo? Quem acha que vai dar pra convencer o pessoal dos correios que seu produto não está sujeito a tributação é muito ingênuo. Quem vai ser louco de abrir uma empresa nessa desgraça de país só para continuar o seu trabalho? Meu pai acabou de ser prejudicado por essa norma estúpida. Já pagamos impostos… Leia mais