A empresa Gohobby realizou nesta sexta-feira, 20, o primeiro voo do carro voador EH216, fabricado pela chinesa EHang, no Brasil. A operação aconteceu após a autorização concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em setembro para a realização de voos-teste com o eVtol (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical).

O voo, que durou cerca de cinco minutos, ocorreu por volta das 11h30 no Aeroquadra, um aeroclube localizado em Quadra, interior de São Paulo, com a aeronave atingindo uma altitude de aproximadamente 40 metros.

Segundo a Anac, apenas os modelos da Eve (subsidiária da Embraer) e da EHang receberam autorização para voos-teste no Brasil. Este é o primeiro voo em escala real de um eVtol no país. Contudo, a permissão da Anac é voltada exclusivamente para pesquisa e desenvolvimento, o que significa que, no momento, a aeronave não pode transportar passageiros.

O EH216, comercializado pela Gohobby, possui 1,93 metros de altura, 5,73 metros de largura e conta com um compartimento que funciona como porta-malas. A aeronave atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e tem autonomia para voar até 30 quilômetros. Avaliado em cerca de US$ 600 mil (aproximadamente R$ 3,4 milhões), o modelo já tem 16 interessados em sua lista de espera.

O veículo está disponível em duas versões: o modelo S, para transporte de passageiros, e o modelo F, projetado para operações de combate a incêndios.

Veja vídeos:

Leia também:

Embraer lançará carro voador ainda este ano

Carros voadores podem se tornar realidade em Goiânia