Empossado, secretário de Agricultura fala dos desafios no comando da nova pasta

“Uma nova estrutura está sendo organizada, ainda mais forte, para que o setor realmente possa ser representativo”, diz secretário

Foto: Divulgação

Após recriação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto é tomou posse na última sexta-feira, 8, como titular da pasta. Ele foi indicado pelo governador no final de 2018.

Entre as atribuições da Seapa estão formulação e execução das políticas estaduais agrícolas e pesqueira, regularização fundiária, formulação e execução das políticas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa agropecuária, sanidade animal e vegetal e abastecimento, fomento ao desenvolvimento rural e fundiário, assim como planejamento, supervisão e execução de projetos de irrigação de interesse do Estado de Goiás.

Segundo o secretário, o objetivo é propor e direcionar todas as políticas de apoio ao segmento produtivo, fortalecer a pesquisa agropecuária, buscar o desenvolvimento no campo e ampliar a participação da assistência técnica e gerencial junto aos produtores rurais.

“Pretendemos ainda avançar em todo o fomento tecnológico, garantir a defesa sanitária e agropecuária, proporcionando segurança, credibilidade e continuidade no desenvolvimento do setor”, destacou Antônio.

Ele ressalta que entre os desafios da Seapa estão a construção de um planejamento estratégico bem consolidado que possa atender as principais demandas dos produtores rurais e a estruturação de uma pasta que tenha representatividade a altura da importância do segmento agropecuário em Goiás.

“O governador nos delegou essa missão e certamente não mediremos esforços para que tenhamos êxito nesse processo. Uma nova estrutura está sendo organizada, ainda mais forte, para que o setor realmente possa ser representativo e todas as principais demandas do segmento sejam contempladas e fortalecidas pelas políticas públicas do Estado”, afirmou.

Jurisdicionadas

Com a recriação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) e as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) passam a ser jurisdicionadas à Seapa.

Perfil

Graduado em engenharia agronômica, Antônio Carlos possui especializações em Formação de Lideranças, Gestão do Agronegócio e Gestão de Negócios, e atuou como superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.