Embaixada de Belarus assina acordos de investimentos para Goiás

Objetivo é fortalecer as relações comerciais e culturais entre o Estado e a capital Minsk

Foto: Leopoldo Fernandes/SED

Um plano de ações conjuntas assinado nesta quarta-feira (7/11) entre a embaixada da República de Belarus no Brasil, representada pelo ministro conselheiro, Aleksandr Shkatulov, e o Governo de Goiás, representado pelos secretários de Desenvolvimento (SED), Leandro Ribeiro, e o de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, devem resultar em novos investimentos direcionados para Goiás nos próximos anos.

O objetivo do acordo de cooperação assinado é fortalecer as relações comerciais e culturais entre o Estado de Goiás e a capital de Belarus, Minsk, no período de 2019-2020.

O representante da embaixada, Aleksandr Shkatulov, destacou que Belarus considera o Brasil e Goiás como um dos principais parceiros internacionais do país. Shkatulov destacou que existem projetos viáveis para Goiás que se pretende implementar, como por exemplo, a instalação de uma indústria montadora de tratores. “Estamos muito felizes em trabalhar com Goiás. Temos relações muito próximas e acredito que se conseguirmos viabilizar a vinda desta montadora de tratores vai ser muito bom, pois vai criar vários postos de trabalho aqui”, enfatiza.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, na ocasião representando o governador José Eliton, as ações de ampliação das relações internacionais do Estado têm sido muito importantes para a economia goiana. “Estamos atraindo cada vez mais investimentos para Goiás, que geram empregos e estimulam a economia goiana”, avalia.

Segundo o secretário Leandro Ribeiro, o acordo vai fortalecer as relações comerciais e ampliá-las para outras áreas como o turismo, a cultura, a ciência e a tecnologia. “O Estado de Goiás já tem uma relação comercial com Belarus, hoje importamos principalmente adubos e borracha e exportamos couros e derivados, carnes suínas e bovinas, produtos cerâmicos, máquinas, equipamentos e aparelhos elétricos e mecânicos”, informa.

Plano

O acordo de cooperação assinado prevê ainda a inserção no mercado brasileiro de alimentos da região de Minsk, principalmente vodka e conservas enlatadas de frutas e legumes.

Também a possibilidade de participação de empresas da região de Minsk em exposições realizadas no Estado de Goiás e o repasse de informações sobre as feiras e empresas goianas que tiverem interesse de serem residentes no Parque Industrial Chinês-Bielorusso Grande Pedra. Há previsão de reunião conjunta de cooperação com representantes de ambas as partes e as embaixadas dos dois países.

O plano prevê, ainda, a organização de apresentação do potencial da região de Minsk nos setores de turismo, medicina e saúde para Goiás. Um dos focos de interesse é o Centro Republicano Científico-Prática de Oncologia e Radiologia Médica N. N. Aleksandrov, que é referência em pesquisa, diagnóstico e tratamento de câncer naquele país, com vistas a estabelecer parcerias com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e com o Ministério da Saúde para realização de projetos no tratamento do câncer.

O acordo também trata do estabelecimento de intercâmbio na área de esportes e turismo, com possibilidade de participação de equipes esportivas em eventos nos dois países, a exemplo dos três principais times de futebol de Goiânia, Vila Nova, Atlético e Goiás em torneios com os times da Belarus.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.