Em véspera de Natal, CEI da Saúde identifica apenas um pediatra atendendo em Goiânia

Segundo vereador Elias Vaz, falta de médicos é um equívoco por parte da SMS

*Matéria alterada às 19h34 para acréscimo de posicionamento da Secretaria de Saúde

Na última diligência do ano, os membros da Comissão  da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura “atos e ações irregulares praticados no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde”, identificaram que apenas um pediatra está atendendo em toda Goiânia na véspera de feriado.

De acordo com o relator da Comissão, o vereador Elias Vaz (PSB), foram visitadas quatro unidades, entre ela o Cais de Campinas e o Cais do bairro Goiá.

Neste último, de acordo com a vereadora Dra. Cristina (PSDB), pacientes foram encaminhados por falta de médicos. “Na unidade do bairro Goiá, identificamos apenas um plantonista que atende apenas duas faixas de emergência, ou seja, apenas casos mais graves. Quem estiver passando mal, por exemplo, não será atendido”, acrescentou Elias Vaz.

Segundo ele, mesmo com o recesso parlamentar, as diligências devem continuar no mês de janeiro. Além disso, os vereadores devem catalogar durante o período os materiais que foram recebidos até então.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) lamentou o “tumulto” causado pelas visitas dos vereadores às unidades de saúde e justificou que os Cais são “pré-hospitais”, feitos para prestar o primeiro atendimento e avaliar a necessidade de transferência dos pacientes mais graves. Confira trecho da nota resposta:

A Secretaria Municipal de Saúde lamenta que os vereadores escolham um pré-hospital (Cais são unidades de transferência de pacientes para unidades de alta complexidade) para as visitas da Comissão Especial de Inquérito. Além de tumulto, poluição sonora e visual, a CEI pode levar contaminação a locais como os setores de Reanimação e internação, onde pacientes lutam pela vida e, muitas vezes, se encontram desnudos e segm condições de serem filmados e fotografados.”

90 dias

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou na sessão da quarta-feira (20) requerimento do vereador Clécio Alves (PMDB) pedindo a prorrogação da CEI da Saúde. O vereador foi também o autor da proposta de criação da CEI e preside os trabalhos.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.