Em tom ríspido, McDonald’s rejeita proposta do Burger King para criar “McWhooper”
26 agosto 2015 às 15h34

COMPARTILHAR
Rede de hambúrgueres não aceitou criar um sanduíche que uniria as duas marcas para celebrar o Dia da Paz e arrecadar fundos para a ONG que o organiza

O McDonald’s não se comoveu com todo o esforço do rival Burger King (BK) para criar um sanduíche que unisse as duas marcas, o “McWhooper”. A rede divulgou uma nota em que seu CEO ironiza a proposta: “Adoramos a intenção, mas acreditamos que nossas duas marcas juntas poderiam fazer algo maior para fazer a diferença”. Sobre a campanha criada pelo Burger King, acrescentou, em tom ríspido: “Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente”.
Nesta quarta-feira (26/8) o Burger King divulgou uma carta aberta em que convida o McDonald’s a criar com eles o McWhooper, que uniria o melhor das duas marcas. A proposta do BK era chamar a atenção para o Dia da Paz, criado pela ONG Peace One Day e comemorado em 21 de setembro. A data tem como lema “Com quem você vai fazer as pazes?” e veio daí a ideia do hambúrguer em parceria.
Se o McDonald’s aceitasse, seria montado um restaurante em Atlanta, no modelo pop-up store – ou seja, que só funcionaria durante aquele dia -, com as embalagens e uniformes dos funcionários levando o layout da campanha. A capital da Geórgia foi escolhida porque fica no meio do caminho entre as sedes do McDonald’s, que fica em Chicago, e a do Burger King, localizada em Miami. O dinheiro arrecadado seria doado à ONG.
A empresa do Whooper criou site, vídeo explicativo, anunciou em jornais e lançou uma hashtag, #settlethebeef, que faz uma brincadeira com o termo “beef”, que significa carne, mas também é usado como sinônimo de richa – seria algo como “resolver a briga”. E explica a ideia: “Esses ingredientes vão se juntar para fazer um hambúrguer que as pessoas diziam que nunca iria acontecer. As pessoas falam a mesma coisa sobre a paz mundial. Juntos, vamos provar que eles estão errados”.
No comunicado, o Burger King propõe um “cessar fogo na chamada guerra do hamburger”, ao que o McDonalds respondeu: “Todos os dias, vamos reconhecer que entre nós há uma simples competição de negócios amigável que certamente não é igual a circunstâncias de real dor e sofrimento da guerra”.
Por fim, o McDonald’s disse que se compromete em aumentar a conscientização no mundo e convida a concorrente a fazer o mesmo, mas sem explicar exatamente como. “Manteremos contato”, concluem eles.
Os consumidores lamentaram a recusa do McDonald’s, comentando nas páginas das empresas que a ideia era muito boa. “Aula do que não fazer em marketing”, disse um dos internautas sobre a resposta publicada. “Perderam uma grande oportunidade”. “Um simples gesto de boa fé recusado tão agressivamente… que vergonha”, lamentou outro.
Confira o comunicado do McDonald’s na íntegra:
Caro Burger King,Inspiração para uma boa causa… é uma boa ideia. Nós adoramos a intenção, mas acreditamos que nossas…
Posted by McDonald’s on Quarta, 26 de agosto de 2015