Em São Paulo, outras 4 mortes suspeitas por coronavírus são investigadas
17 março 2020 às 14h25

COMPARTILHAR
Informação foi dada em coletiva na tarde desta terça-feira, 17, pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Na manhã desta terça-feira, 17, foi anunciada, pela Secretaria de Saúde de São Paulo (SES-SP), a primeira morte por coronavírus no Brasil. O homem de 62 anos não estava na contagem de casos confirmados pelo Ministério da Saúde, pois o teste foi diagnosticado positivo apenas na noite de ontem, 16. Ele fazia parte do grupo de risco, por ser acima de 60 anos, e pois possuía comorbidades. Era diabético e cardiopata.
Após a confirmação desta morte, a SES-SP informou que outros quatro óbitos estão em investigação, suspeita por Covid-19. “Tem quatro mortos no mesmo serviço que não sabemos se foi ou não pelo coronavírus. Os outros quatro podem ter sido. Não dá para fazer ação e reação imediata. Precisa do diagnóstico etiológico”, afirmou o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus no estado de São Paulo.
De acordo com Uip, os quatro pacientes estavam internados na mesma rede hospitalar. “Não sabemos dizer se os quatro estavam na mesma unidade”, disse. “O procedimento vai ser obter amostras para que se faça teste de corona. Se for, não precisa de necrópsia, pois já se sabe o diagnóstico, se não for, segue para os exames para identificar a causa da morte”, falou Paulo Menezes, coordenador do Comitê de Operações de Emergência de São Paulo.
Quem deve procurar atendimento
“Se o paciente tem febre que vai e vem, mudança da cor do catarro, fôlego curto, mudança de cor na ponta dos dedos e orelhas, hipoxemia, ele deve procurar atendimento médico”, lembrou Uip.