Em reunião com Guedes, Caiado cobra celeridade em Plano de Recuperação Fiscal
26 março 2019 às 14h09

COMPARTILHAR
Para governador, programa do Governo Federal é questão de sobrevivência para Goiás

Em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira, 26, o governador Ronaldo Caiado (DEM) reiterou seu anseio pela adesão de Goiás ao Plano de Recuperação Fiscal. Ele também cobrou celeridade do titular na tramitação da proposta, que será anunciada nas próximas semanas pelo Governo Federal.
Para o democrata, que aproveitou a realização do Fórum de Governadores em Brasília para fazer a cobrança, o tratamento com os governadores deve ser pauta prioritária do Governo. “Como parlamentar que fui durante 24 anos, sei como que é a tramitação de uma PEC [do Pacto Federativo]. Precisamos de imediato de um plano emergencial”, disse.
A proposta do Plano irá tramitar na Câmara dos Deputados após envio do texto pelo Planalto em forma de Projeto de Lei Complementar. No entanto, é sabido que a gestão de Jair Bolsonaro (PSL) está mais preocupada, agora, em aprovar a Reforma da Previdência e o Pacote Anticrime, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
Por outro lado, os governadores estão ansiosos para aprovar a matéria que pode colocar Estados como Goiás no Plano de Recuperação, assegurou Caiado. Segundo ele, a proposta já deveria ter sido enviada. “A informação que tínhamos era que o Mansueto [Almeida, secretário do Tesouro] enviaria semana passada. É preciso garantir essa celeridade”, reforçou.
Paulo Guedes, em resposta, reiterou discurso do atual governador de que a culpa das crises financeiras nos Estados é de gestões anteriores, que, segundo ele, “fizeram coisas imperdoáveis”. Ele também disse que é a favor de uma ajuda imediata como defende Caiado. “Esse movimento [Plano de Recuperação Fiscal] é um balão de oxigênio. Ajuda governadores comprometidos com os ajustes”, salientou.