COMPARTILHAR

Representante goiano criticou extremismo e se colocou à disposição para defender a democracia

Caiado discursa em reunião com governadores. | Foto: divulgação
Caiado discursa em reunião com governadores. | Foto: divulgação

O governador Ronaldo Caiado fez discurso em favor da democracia, nesta segunda-feira, 23, na reunião com chefes do Executivo de todos os Estados brasileiros. O representante de Goiás criticou o extremismo e pediu audiência com o presidente da República com vistas a defender a democracia.

Para Caiado, além de carta, deve haver uma reunião pessoalmente em Brasília. “Temos de manter a insistência ao diálogo para, com o presidente da República, pararmos com essas interpretações que, muitas vezes, só provoca desentendimento e acirramento entre extremos. Toda vida presidi movimento ruralistas. Sempre busquei que esses extremos não prevalecessem nas minhas decisões”, pontuou o governador.

Caiado defendeu o equilíbrio e o diálogo. Para o governador, deve haver respeito entre os poderes. “Não é hora de ouvir extremos, mas de buscar equilíbrio. Não podemos ouvir aquilo que não nos interessa, que, muitas vezes, atingem a proibição, o direito de propriedade, os desrespeitos ao Congresso Nacional, a democracia em países vizinhos. Quero deixar claro que faço coro, a todos aqueles que quiserem, para pedir audiência ao presidente e reforçar nossas prerrogativas como governadores”, afirmou o goiano.

Participaram da reunião 24 governadores de Estados e o do Distrito Federal. Alguns estiveram presencialmente no Palácio do Buriti, outros entraram na conversa por videoconferência. Os representantes de Tocantins, do Amazonas e da Paraíba não compareceram, nem enviaram representantes.

A reunião ocorreu três dias depois de Bolsonaro apresentar pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ao Senado. Governadores publicaram uma carta em apoio ao STF.