Pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná mostra guinada nos índices de aprovação do governo e vitória, com folga, diante dos possíveis principais adversários de Bolsonaro em 2022

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) lidera todos os cenários das pesquisas de intenção de voto para o pleito de 2022. O levantamento é do Instituo Paraná Pesquisas e foi divulgado nesta sexta-feira, 24. Para traçar as estimativas, os pesquisadores ouviram mais de 2 mil pessoas entre os dias 18 e 21 de julho.

Em três cenários de primeiro turno apontados pela pesquisa – com Sérgio Moro (sem partido), com Lula (PT) e, por fim, como Fernando Haddad (PT) – o presidente teria porcentuais que variam entre 27,5% e 30,7%.

Num segundo turno, Bolsonaro também levaria a melhor diante dos mesmos candidatos. Contra Moro, o atual presidente acabaria reeleito com 44,7% dos votos contra 35% do ex-ministro; se o páreo fosse com Lula, Bolsonaro novamete levaria a melhor com 45,6% dos votos contra 36,4% do ex-presidente; já na disputa com Fernando Haddad, Bolsonaro teria 46,6% dos votos ante aos 32% do petista.

A pesquisa mostra uma guinada na avaliação positiva do governo Bolsonaro nos últimos meses. 48,1% seguem desaprovando sua gestão, no entanto, esse número era de 51,7% no final de abril. O número de eleitores que consideram a gestão ruim ou péssima também diminuiu: antes 39,4%, agora 38%.