Mesmo no segundo turno, petista venceria com vantagem de 18 pontos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue líder de intenções de voto para as eleições de 2022, conforme números da pesquisa BTG/FSB, publicada nesta segunda-feira, 13. Lula aparece com 44% dos votos, a frente de Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Na sequência, o melhor colocado é Ciro Gomes (PDT), com 9%. Brancos e nulos somam 3%; nenhum, 5%; e 1% não respondeu. Para a pesquisa, foram entrevistados 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Entre os demais candidatos, Simone Tebet (MDB) tem 2%, enquanto André Janones (Avante) e Felipe D’Ávila (Novo) tem 1% cada. Os demais candidatos não chegaram a esse índice, mas juntos José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Luciano Bivar, Leonardo Péricles e Pablo Marçal somam 2%.

No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, a pesquisa mostra estabilidade, com Lula sendo citado por 40% dos eleitores e Bolsonaro por 29%. Ciro fica com 3%, bem atrás dos indecisos, com 15%. Brancos e nulos chegam 10%, e a soma dos demais é de 3%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno Lula também vence Bolsonaro, por 54% a 36%. O ex-presidente petista bate todos os adversários, com vantagem de 48% a 32% contra Ciro e de 55% a 25% contra Tebet. Bolsonaro também perde para Ciro na simulação de segundo turno (48% a 38%), alcançando empate técnico com a recém-confirmada na disputa, Simone Tebet, Contra a emedebista, principal candidata da chamada terceira via, o atual presidente chegaria a um empate, com 40% das intenções de votos para cada um.