Em eventual 2º turno, petista vai a 53% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo marca 37%

Nova rodada da FSB Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 11, encomendada pelo banco BTG Pactual – que foi fundado pelo ministro Paulo Guedes (Economia) – mostra Lula (PT) na liderança do 1º turno com 41% das intenções de voto nas eleições deste ano, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. Na pesquisa anterior, divulgada em 27 de junho, Lula aparecia com 47,7% das intenções de voto e Bolsonaro, com 36,6%.

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT), com 9% das intenções de voto. Na sequência, estão Simone Tebet (MDB), com 4%; André Janones (Avante), com 3%; e Luiz Felipe d’Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros), todos com 1% das intenções de voto. Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 2%, enquanto aqueles que não votariam em nenhum dos candidatos são 4% e os que não responderam ou não sabem são 2%.

Em um segundo cenário, reduzido apenas aos pré-candidatos que pontuaram pelo menos 1%, Lula tem 42% das intenções, Bolsonaro se mantém com 32%, assim como Ciro Gomes (9%), Tebet (4%) e Janones (3%). Apenas D’Ávila não tem menções suficientes para pontuar. Aqui, brancos e nulos somam 2%, aqueles que não sabem ou não responderam são outros 2%.

Os dados foram levantados, via telefone, a partir de entrevista com 2 mil eleitores, entre 8 e 10 de julho de 2022. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09292/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula aparece com 53% das intenções de voto, diante de 37% de Bolsonaro. Contra Ciro Gomes, Lula teria 48% das intenções de voto, enquanto o ex-governador do Ceará marcaria 30%. Já contra a senadora Simone Tebet, seriam 52% para o petista e 27% para a senadora.

Com Bolsonaro nos cenários de segundo turno, Ciro teria 8% das intenções de voto frente a 38% do capitão reformado; e Tebet teria 42% das intenções e Bolsonaro, 40%, tecnicamente empatados com a margem de erro de dois pontos percentuais.