Em meio a greve dos caminhoneiros, governo de Goiás defende agenda de ajuste fiscal

Estado informou por meio de nota que continua com o monitoramento permanente do movimento causado pela paralisação dos caminhoneiros

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Depois do 5º dia da greve dos caminhoneiros que bloqueou centenas de rodovias pelo Brasil, e dezenas em Goiás, o Governo do estado informou por meio de nota que vai continuar com o monitoramento permanente do movimento causado pela paralisação dos caminhoneiros.

Ainda de acordo com a nota, as forças policiais do Estado estão de prontidão para garantir que a sociedade não seja prejudicada com a interrupção de serviços essenciais, como, por exemplo, medicamentos e insumos para hospitais; alimentação nas escolas e asilos; combustível para ambulâncias e forças policiais.

A determinação é para haver fiscalização rigorosa, respeitando o direito de mobilização dos caminhoneiros, mas não aceitará que o protesto cause risco à população goiaba e aos serviços básicos da saúde e segurança pública.

Até o momento, registrou o Governo, todas as manifestações em Goiás são pacíficas. “A livre manifestação a favor de seus interesses é um direito de todos, conforme preconiza a Constituição Federal”, indica.

Redução do ICMS

A discussão sobre a redução do ICMS, imposto estadual sobre produtos, que também entrou no plano de medidas definido por políticos para acabar com a greve, também rendeu posicionamento do governo estadual.

“Compreendemos, naturalmente, a necessidade da União em recuperar a Petrobras, que foi utilizada ao longo de muitos anos para mitigação de efeitos inflacionários no Brasil. Os estados estão prontos para prestar sua parcela de contribuição, mas entendemos que é preciso garantir o equilíbrio das contas públicas estaduais e que a agenda do ajuste fiscal feita por vários estados brasileiros seja preservada na sua integridade”, diz a nota.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

.. Raimunda Dias Oliveira

Que vergonha un país lindo podía ser ejemplo soy brasileira e vivo en España.

Nao si puede tanto solamente o justo e viver dignamente.