Em meio à crise política e econômica, Rogério Cruz busca estabilidade nos 100 dias à frente do Paço
11 abril 2021 às 13h52
COMPARTILHAR
O desembarque do MDB de Maguito Vilela da gestão do Republicanos causou a saída de 14 secretários. Rogério Cruz segue, até o momento, o plano de governo com a implantação dos programas Renda Família e IPTU Social. E o combate a pandemia da Covid-19.
A gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) completa 100 dias. Em meio a crise em função pandemia da Covid-19, o Paço enfrentou recentemente o desgaste político gerado pela ruptura com o MDB. Eleito na coligação juntamente com Maguito Vilela (MDB), que morreu vítima da Covid-19 em janeiro desde ano, o Paço teve 14 secretários desembarcando recentemente do governo.
O rompimento teve início com a pressão do partido do prefeito, o Republicanos, e líderes da igreja Universal, através do deputado federal João Campos e do deputado estadual Jeferson Rodrigues, para assegurar mais espaço na gestão. O primeiro do grupo de Daniel Vilela, filho de Maguito e presidente estadual da sigla, a ser exonerado foi o ex-vereador Andrey Azeredo, que ocupava a secretaria de Governo. Dando lugar a Arthur Bernardes. Advogado, 38 anos, ex-secretário de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. Arthur é ligado à igreja Universal.
A saída ex-deputado federal, Luiz Bittencourt (MDB) da secretaria de Infraestrutura (Seinfra), após publicação de decretos assinados por Rogério Cruz, que garantiu maior autonomia à secretaria de Governo, concentrando a decisão de contratos e licitações, inclusive da Seinfra. E também suspendendo todos os contratos de reconstrução e recuperação asfáltica da capital, foi o estopim da parceria com o MDB.
A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus colocou em dificuldades boa parte da população e fez com que a prefeitura de Goiânia tivesse colocar em prática, ainda nos primeiros meses de gestão do prefeito Rogério Cruz, diversas ações socioeconômicas. As principais medidas de assistência às famílias mais necessitadas foram as implantações dos programas Renda Família e IPTU social.
O Renda Família é um benefício oferecido às famílias sem renda. São R$ 300 para compra de alimentos no comércio local. Esse auxílio deve beneficiar mais de 24 mil famílias na capital. “Quando construímos esse projeto, ainda na campanha de 2020, sempre pensamos no presente e no futuro da nossa população. Precisávamos enfrentar a pandemia juntos. Não vamos descansar um minuto enquanto tiver alguém precisando do nosso apoio. Por isso, precisamos somar nossas forças para salvar vidas”, afirma Rogério Cruz.
Já o IPTU Social isenta famílias de baixa renda do pagamento do imposto predial e territorial e deve atingir cerca de 50 mil famílias. Para os dois programas, o tesouro municipal deve destinar cerca de R$ 131,6 milhões.
Vacinação
De acordo com o levantamento da secretaria municipal de Saúde, o número de imunizados em Goiânia bateu a casa das 250 mil pessoas. Além disso, foram realizados mais de 104 mil testes para identificar e isolar pessoas contaminadas e assintomáticas.
A Prefeitura abriu novos leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. No total, foram instalados 258 leitos, sendo 177 de UTI e 83 de enfermaria. Em março, foi aberto um novo Processo Seletivo Simplificado para a contratação de profissionais da linha de frente no combate à pandemia. Ao todo, foram 127 profissionais contratados e 85 já estão em processo de contratação.
Ainda está aberto na SMS um edital de convocação de 838 profissionais , cuja documentação será analisada pela comissão para divulgação. Outro serviço que está ajudando no combate à pandemia é a Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19, que neste ano já realizou mais de 75 mil atendimentos.
Além da pandemia
A gestou de Rogério Cruz deu continuidade as ações do ex-prefeito Iris Rezende (MDB), com implantação do Complexo Viário Jamel Cecílio na Avenida 136 com a Marginal Botafogo, o viaduto do Setor Leste Universitário com Novo Mundo, a duplicação da Avenida Engler, no Parque Atheneu, o prolongamento da Avenida Leste/Oeste e a continuidade das obras de cinco CMEIs, nos bairros Vila Santa Helena, Parque Atheneu, Grande Retiro, Bairro Floresta e Residencial Mendanha, além da retomada das obras dos CMEIS Jardim Real e Setor Solar Ville. Outros, como o do Residencial Jardim Cerrado IV e Center Ville, estão em processo de finalização.