Em mais um discurso confuso, Dilma saúda a mandioca e fala em “mulher sapiens”
24 junho 2015 às 17h28

COMPARTILHAR
Presidente participou do lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígena, em Palmas, no Tocantins

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem sido alvo de críticas nas redes sociais por mais um discurso confuso. Desta vez, o pronunciamento ocorreu na noite da última terça-feira (23/6) durante o lançamento dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Na ocasião, a petista falou com euforia sobre a mandioca e criou uma nova espécie humana: a “mulher sapiens”.
Presenteada por indígena Marcos Terena, articulador da competição, com uma bola de filha de bananeira vinda da Nova Zelândia, a presidente afirmou que o objeto é um símbolo da evolução humana. “Para mim, essa bola é um símbolo da nossa evolução. Quando nós criamos uma bola dessa, nós nos transformamos em homo sapiens, ou mulheres sapiens.”
Em outro momento de seu pronunciamento, Dilma relembrou a importância da mandioca para os povos indígenas e “saudou” o alimento. “Nós temos a mandioca, nós estamos comungando a mandioca com o milho. E certamente nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento da civilização humana ao longo do século. Então, estou saudando a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil.”
Já no fim de seu discurso, Dilma disse que irá participar também da abertura dos jogos, no dia 23 de outubro, mas brincou que não irá participar da corrida de tora, esporte indígena entre dois grupos que competem no revezamento de duas grandes e pesadas toras. “Eu, de fato, não tenho a menor condição de participar de uma corrida da tora”, acrescentou.
Sediados em Palmas, no Tocantins, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas vão contar com a participação de 2,2 mil atletas de 30 países diferentes, sendo 1,1 mil de etnias nacionais e 1,1 mil internacionais.