Em maio, Aparecida de Goiânia dá continuidade ao escalonamento regional e entra em cenário verde

Macrozonas deverão fechar uma vez por semana; todas podem reabrir aos sábados e domingos

Aparecida de Goiânia dá continuidade ao escalonamento regional e entra em cenário verde. | Foto: Prefeitura de Aparecida

O município de Aparecida de Goiânia completa, no próximo dia 1º de maio, 60 dias de isolamento social intermitente por meio do regime de escalonamento regional. No próximo domingo, 2, as dez macrozonas da cidade entrarão no cenário verde – baixo risco –, que determina a suspensão das atividades não essenciais um dia na semana, de segunda a sexta-feira.

O modelo foi adotado no dia 15 de março, após duas semanas de isolamento social horizontal, em que todos os estabelecimentos foram fechados. Neste período, a cidade encontrava-se no cenário laranja de risco alto. Assim, eram fechadas quatro zonas por dia, e segunda a sexta.

Resultados

Conforme dados do painel da Covid-19, no dia 1º de março, a cidade estava com 86% dos leitos públicos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid ocupados e com alta busca por internação.

Após a abertura de 352 novos leitos de UTI e enfermaria e 98% de adesão da população ao isolamento social intermitente por escalonamento regional, na última segunda-feira, 26, o município somou 864 casos ativos da doença e 54% de ocupação nas UTI Covid.  

De acordo com Alessandro Magalhães, que é secretário municipal de Saúde e presidente Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida, “a mudança de cenário vem acompanhada de responsabilidade e observância cautelosa dos protocolos sanitários de prevenção e enfrentamento à Covid-19”.

Cenário Verde

A decisão de o município caminhar ao cenário de baixo risco foi tomada em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 realizada nesta terça-feira, 27. Assim, as macrozonas continuarão fechando um dia da semana, de segunda à sexta-feira, e todas poderão reabrir aos sábados e domingos.

Nas segundas-feiras serão fechados os comércios nas macrorregiões da Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso. Nas terças-feiras não funcionarão os estabelecimentos da região do Garavelo e Zona da Mata. Já nas quartas, ficam fechadas as do Centro e do Expansul. Nas quintas-feiras, não funcionam as macrozonas do Papillon Park e Santa Luzia. Nas sextas, fecham as do Buriti Sereno e Cidade Livre.

A realização de festas, eventos e shows com música ao vivo continua suspensa por tempo indeterminado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.