Em Goiatuba e Itumbiara, José Eliton destaca avanços na estrutura das polícias goianas

Vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, o tucano destacou a modernização da estrutura da Polícia Civil no Estado

Foto: Jota Eurípedes

Vice-governador e secretário, José Eliton (PSDB) esteve em Goiatuba e Itumbiara para visitar  | Foto: Jota Eurípedes

“Ampliamos nossa capacidade de atuação e elevamos nossos mecanismos de repressão ao crime organizado”, afirmou o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton (PSDB), que percorreu os municípios de Goiatuba e Itumbiara nesta sexta-feira (24/6). Ele vistoriou instalações das forças policiais no interior, principalmente na Região Sul do Estado.

Em seu primeiro compromisso, ele inaugurou a nova Delegacia de Polícia de Goiatuba. Além do titular, Roberto Carlos Carvalho, e dos agentes que ali ficarão lotados, a delegacia contará ainda com quatro escrivães e um papiloscopista. Esta unidade é jurisdicionada à 6ª Delegacia Regional de Itumbiara, distante cerca de 50 km, e que tem como titular o delegado Gustavo Carlos Ferreira.

A reforma do prédio foi realizada com recursos do Programa Dinheiro Direto nos Quartéis (PDDQ) e por meio de parceria com segmentos da sociedade civil organizada, com Poder Judiciário e com a Câmara Municipal, totalizando investimentos da ordem de R$ 200 mil.

Ao inaugurar a delegacia, José Eliton afirmou que a entrega da unidade é um reflexo de que a Polícia Civil, bem como todo o aparato de segurança em Goiás, se moderniza. Ele enfatizou medidas implementadas pela SSPAP nos últimos meses, como a política de metas e resultados, e a integração entre as forças policiais, que são responsáveis pelo declínio nos índices de criminalidade. “Ainda estamos longe do que queremos, mas já avançamos muito”, disse.

Na companhia do prefeito de Goiatuba, Fernando Vasconcelos (PMDB), José Eliton visitou ainda uma unidade estadual de ensino que será transformada em colégio militar. A visita contou com as presenças do deputado estadual Álvaro Guimarães, senador Wilder Moraes, comandante-geral da PM, Coronel Divino Alves, e o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio. O Colégio Estadual de Goiatuba passará por adaptações e, a partir do segundo semestre desse ano será gerido pela PMGO.

O comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Divino Alves, afirmou que a mudança da unidade escolar para a gestão militar é um desejo antigo da população. O prefeito Fernando Vasconcelos lembrou a todos que assinatura do documento que transforma o Colégio Estadual de Goiatuba em colégio militar foi assinado pelo vice-governador, uma vez que o governador Marconi Perillo estava fora do País em missão comercial.

Itumbiara

De Goiatuba o vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, seguiu para Itumbiara, onde vistoriou o complexo que abrigará o Comando de Operações de Dividas (COD) e Batalhão Fazendário, da Polícia Militar; e o 2º Distrito Policial e Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), ambos da Polícia Civil.

“Todos esses empreendimentos refletem em mais segurança para toda a região”, afirmou José Eliton, que esteve acompanhado do prefeito Chico Bala e do deputado estadual Zé Antônio (PTB).

O Comando de Operações de Divisas (COD) é uma tropa especializada que atua em municípios goianos que fazem divisa com outros estados, no combate, principalmente, ao tráfico de armas, drogas, roubo de cargas, a instituições bancárias e contrabando. Para reprimir a atuação de organizações criminosas são realizadas parcerias com as polícias Civil e Federal.

O trabalho vai além da simples repressão e conta também com amplo serviço de inteligência. Atualmente, 15 bases do COD estão instaladas em diversas regiões de Goiás nos municípios de Aporé, Britânia, Cabeceiras, Cachoeira Alta, Campos Belos, Chapadão do Céu, Corumbaíba, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Lagoa Santa, Piranhas, Porangatu, Posse e São Miguel do Araguaia.

O 2º Distrito Policial de Itumbiara, que também integra o complexo e que foi vistoriado por José Eliton, conta com o titular da unidade, delegado Vinícius Penna, quatro agentes de polícia e quatro escrivães.

A estrutura física do prédio tem recepção, seis salas e estacionamento. A integração dos espaços foi pensada na melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. O complexo abrigará ainda a sede do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH).

O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, afirmou que as novas delegacias, bem como grandes outros investimentos realizados pela SSPAP, se tornaram realidade graças a um trabalho iniciado pelo titular da pasta juntamente como a integração de esforços de todas as forças policiais goianas. “O resultado é um estado mais seguro para todos os goianos”, disse.

O Batalhão Militar Fazendário foi criado pelo governo do Estado por meio de um termo de cooperação entre a Secretaria da Fazenda e a Secretaria de Segurança Pública. Ele é responsável pela segurança dos auditores fiscais e servidores da Fazenda nas operações de cobrança dos tributos estaduais.

A atividade de cooperação envolve a execução dos serviços de policiamento preventivo e repressivo nas operações especializadas de fiscalização e controle de trânsito em apoio às ações de fiscalização de tributos estaduais.

Audiência

Ainda em Itumbiara, após a inauguração do complexo, o vice-governador e titular da SSPAP seguiu para o Fórum, onde participou de uma audiência pública com a presença de representantes da sociedade civil, membros do Ministério Público e lideranças locais. Ações de enfrentamento à criminalidade em Itumbiara e demais municípios da região Sul de Goiás fazem parte das temáticas abordadas.

O evento teve a coordenação do diretor da instituição, juiz de Direito Roberto Neiva Borges. Ao fazer a abertura dos trabalhos, ele destacou o empenho do secretário no sentido de combater a criminalidade no Estado de maneira sistemática e citou a forma como se desdobra nas diversas atribuições, desde a vice-governadoria até as diversas ocasiões em que assume o governo de maneira interina.

O ex-prefeito José Gomes da Rocha (PTB), os deputados estaduais Álvaro Guimarães (PR) e Zé Antônio (PTB), que também participaram da audiência pública, apresentaram as demandas do município e ressaltaram o trabalho realizado por José Eliton no combate à violência em todas as regiões do Estado.

O bispo diocesano Dom Fernando Panico defendeu uma sociedade baseada na solidariedade e na fraternidade real. “Que a polícia use a inteligência, programe seus atos e suas ações”, disse ele. “Queremos o órgão policial humanizado e humanizante”.

Acerca dos questionamentos feitos pelos participantes da audiência pública, José Eliton reforçou seu posicionamento de que não é somente com aumento de efetivo que se combate a criminalidade, mas, principalmente com investimento em inteligência.

“Precisamos nos antecipar às ações dos bandidos”, destacou. Ele falou ainda de outros temas considerados fundamentais, como a discussão acerca da eficácia das leis, investimentos no Sistema Penitenciário Nacional, dentre outros. (Com Comunicação Setorial da SSPAP-GO)

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.