Em Goiás, vacinação contra sarampo ocorre até dia 13 de março

Dia D será neste sábado, 15 de fevereiro. 900 postos fixos vacinarão ininterruptamente de 8h às 17h neste data

Vacinação | Foto: Manuella Brandolff/ Palácio Piratini

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), segue até o dia 13 de março. Iniciada na última segunda-feira, 10, a campanha tem o objetivo de imunizar crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, em sua primeira ou segunda dose. A meta é vacinar 80.157 pessoas nos 900 postos fixos espalhados por todo o Estado no Dia D de vacinação, que ocorre no dia 15 de fevereiro.

Neste dia, os postos estarão disponíveis para a vacinação de 8h às 17h sem interrupção. “Este ano, temos o desafio de vacinar pessoas de 5 a 19 anos, ampliar essa cobertura vacinal, para que eliminemos a circulação do vírus do sarampo em nosso País”, diz o secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino.

Pessoas de 6 meses a 59 anos de idade também poderão averiguar a situação de seu cartão de vacinação. A verificação da imunização nessas idades é uma forma de interromper a circulação do vírus pelo país. A SES-GO distribuiu 80 mil doses da Tríplice Viral nos 246 municípios do Estado. O intuito também é imunizar pacientes de todas as faixas etárias, especialmente aqueles que moram no meio rural e de mais difícil acesso.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral transmitida por meio de gotículas no ar e de fácil contaminação em locais fechados. O vírus pode ser transmitido de 6 dias antes a 4 dias depois das erupções na pele. Entre os sintomas, está a exantema, febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa da boca. O agravamento pode até mesmo causar morte.

Entre 22 de setembro a 14 de dezembro de 2019, 2.710 pessoas foram diagnosticadas e 15 pessoas morreram com sarampo no Brasil. Em Goiás, 14 casos foram confirmados e 9 são investigados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.