Em Goiás, empresas poderão ter Certificado de Conformidade de forma imediata
28 julho 2023 às 20h30
COMPARTILHAR
O procedimento para obtenção do Certificado de Conformidade (Cercon) passará a ser emitido de forma digital e imediata para empresas de até 750 metros quadrados. O programa de licenciamento facilitado será lançado na próxima segunda-feira, 31, no auditório do Sebrae, em Goiânia.
A medida que visa desburocratizar a abertura de empresas em Goiás faz parte de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Sebrae, e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
O procedimento para obter a certificação, que antes durava entre 10 e 15 dias e contava com a conferência de documentos e vistorias, será automatizado com a redução de processos, tempo, custos e aumento da competitividade no estado.
Durante o evento, será lançado o Manual do Empreendedor, uma cartilha onde o Corpo de Bombeiros Militar explica o passo a passo sobre o Programa Licenciamento Facilitado. O documento ficará disponível nas plataformas do Corpo de Bombeiros Militar, da Juceg e do Sebrae. O Manual também poderá ser acessado pelos empreendedores no formato QR Code (código de barras).
O programa deve impactar cerca de 95% de todas as empresas que precisam desse documento na abertura do negócio e para atualização anual de funcionamento. Até então, apenas empresas com 200 metros quadrados tinham o processo de licenciamento através das conferências de suas documentações.
Leia também:
Contribuição dos microempreendedores sobe de R$ 65,10 para R$ 66
Perfil da Empreendedora Goiana: 42% dos CNPJs são mulheres em Goiás