Entre a população carcerária já houve três óbitos e 305 recuperações

Cela da Penitenciária Odenir Guimarães (POG) | Foto: Hernany Cesar

De acordo com dados da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) divulgados nesta segunda, 27, até o momento, foram confirmados 388 casos de Covid-19 entre os detentos, dos quais 305 já se recuperaram da doença. Ao todo, foram realizados 1.259 testes na população privada de liberdade em Goiás.

Já os óbitos entre a população carcerária somam três. Atualmente, são 78 infectados em isolamento e dois estão internados. Outros 871 casos suspeitos já foram descartados.

Atualmente, o sistema carcerário possui 21 mil presos. Para controlar a pandemia dentro da instituição, a DGAP adotou desde os primeiros casos ações para proteger detentos e agentes penitenciários. Dentre elas, aquisição de álcool em gel, gel etílico, máscaras descartáveis, máscaras de acrílico, máscaras n95, óculos de proteção, termômetros, oxímetros e outros materiais para a seguranças dos servidores e presos.

De acordo com o DGAP, as 104 unidades prisionais da instituição e unidades adminstrativas passam por sanitização periódica. Com a ajuda de parceiros, foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual para o contato entre os servidores e os presos, tal como produtos de higiene pessoal e desinfecção de ambientes.

Também houve desinfecção de viaturas, promoção de palestras sobre procedimentos de prevenção e combate ao coronavírus, além de treinamentos sobre a utilização dos EPIs aos servidores, dentre outros.