Em Goiânia, UB faz encontro nacional em busca da consolidação de Caiado para 2026

14 junho 2024 às 15h29

COMPARTILHAR
Com a presença de lideranças nacionais e representantes dos 246 municípios de Goiás, o União Brasil (UB) fará neste sábado, 15, às 8h30, o Encontro Nacional do partido, no Atlanta Music Hall, em Goiânia. Espera-se que 6 mil pessoas compareçam ao evento, que terá como anfitrião o governador Ronaldo Caiado.
Presenças confirmadas incluem o recém-empossado presidente do diretório nacional, Antonio Rueda, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do partido, ACM Neto, e o senador Sérgio Moro (PR). Além disso, o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), também participará do encontro.
Caiado tem mobilizado atores políticos e setores empresariais em prol de uma agenda nacional que promova o equilíbrio fiscal, a emancipação social efetiva e uma segurança pública que assegure o pleno estado de direito.
Ele tem enfatizado as conquistas de Goiás nos últimos anos, que o tornaram o governador mais popular do país, com 86% de aprovação segundo pesquisa Genial/Quaest. O governador Ronaldo Caiado busca se firmar como uma alternativa de direita na sucessão presidencial de 2026.
Ao Jornal Opção, o deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Talles Barreto (UB), disse que o encontro entrará para a história do União Brasil como o maior evento de Goiás.
“Acho que nós nunca tivemos uma oportunidade tão real de termos um candidato e também um presidente da república de Goiás. Seria um avanço muito grande politicamente em termos de políticas públicas. O que o governador está fazendo pelo Estado tem sido referência na educação, referência na saúde, referência em especial na segurança pública e combate ao crime organizado. Será um orgulho muito grande estar presente com toda a nossa equipe”, disse.
Segundo apurado pela reportagem, o governador Caiado se recupera de uma gripe intensa, mas sua presença está confirmada. Uma fonte afirmou, inclusive, que o chefe do Executivo estadual fará uma reunião particular com líderes nacionais do União Brasil após o encontro.
Ainda conforme informações obtidas pelo Jornal Opção, o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), está organizando uma carreta que sairá da Assembleia rumo ao local do evento, na Atlanta Music Hall. Neste caso específico, Caiado não deve participar.
De acordo com Filemon Pereira, o governador deve recepcionar seus convidados no aeroporto mesmo e, de lá, segue direto para o espaço. Antes do início, os participantes terão um espaço reservado e, em seguida, Caiado concederá uma entrevista coletiva aos jornalistas presentes.
Eleições municipais
Apesar do foco do evento ser 2026 e reforçar o nome de Ronaldo Caiado como presidenciável, o encontro também terá espaço para o debate das eleições deste ano.
O Jornal Opção apurou que o pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), deverá ter uma atenção especial nesse sentido. O mesmo não deve ocorrer para o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB).
De acordo com a fonte ouvida pela reportagem, Mabel já tem um apoio consolidado de Caiado por conseguir aglutinar todos os atores envolvidos no partido e aliados, ao contrário do Mariano em Aparecia, que deve ter um papel secundário no evento.
A reportagem também ouviu o deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB), que destacou a pré-candidatura de Sandro Mabel em Goiânia.
“A gente tem uma pré-candidatura competitiva na capital. Sandro Mabel é uma pessoa que já é muito bem relacionada em Brasília”, disse.
O parlamentar também destacou a força do União Brasil em Goiás nas prefeituras municipais. “Talvez seja o estado com a maior quantidade de prefeitos do União do Brasil no país. Isso é muito grande”, afirmou.
Leia também: