Em Goiânia, ministro Onyz Lorenzoni apresenta programa que facilita acesso ao mercado de trabalho

Ministro do Trabalho e da Previdência se reuniu com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e prefeitos goianos para apresentação do Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorezoni esteve em Goiânia nesta segunda-feira, 7, para apresentar aos prefeitos goianos o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário. O programa busca a contratação de jovens de 18 a 29 anos e pessoas acima de 50 anos para prestação de serviço durante meio período, com pagamento de bolsa e vale-transporte. No contraturno, o beneficiado precisa fazer cursos de qualificação. O evento foi realizado no Teatro Goiânia e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e prefeitos do Estado.

Segundo Lorenzoni, o objetivo do programa é de “construir uma rampa de acesso social para que as pessoas saiam do mundo da informalidade”. O ministro pontua que vários estados no Brasil carecem de mão-de-obra qualificada, então a ideia é proporcionar uma oportunidade de renda, experiência profissional e qualificação.

Para o governador Ronaldo Caiado, a ação é uma estratégia para diminuir o ciclo da pobreza. “Vamos unificar esforços para que cada vez menos tenhamos famílias que precisem de transferência de renda. Esse projeto tem o objetivo de emancipar o cidadão. Dar a ele não só a formalidade do emprego, mas a renda”, afirma.

De acordo com a proposta do governo federal, o beneficiário receberá meio salário mínimo para prestações de serviços e a prefeitura de cada município irá designar uma área para a pessoa prestar um serviço de interesse social. “A prefeitura, dentro da sua condição, por conhecer a realidade local, vai abrir vagas para que a pessoa tenha sua primeira experiência de trabalho, recebendo meio salário mínimo e qualificações obrigatórias e gratuitas”, afirma o ministro. Os cursos de qualificação deverão ocorrer no contra turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.