Estados Unidos país vem enfrentando déficit de profissionais sem precedentes, explica especialista
Green card, documento de garantia para viver e trabalhar nos EUA | Foto: Reprodução
Nesta sábado, 26, evento que tira dúvidas de quem tem interesse em obter o documento que garante o direito de viver e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos, o green card, será realizado no Centro Universitário Sul-Americano (Unifasam), localizado na BR-153, em Goiânia. Previsto para começar às sete horas da noite, encontro será presencial e gratuito. As inscrições podem ser realizadas pelo site da G Immigration e as vagas são limitadas. Evento foi realizado pelo AG Immigration, escritório de advocacia especializado em imigração para os EUA.
Evento é realizado devido a queda de green cards emitidos pelo governo americano para brasileiros desde 2019. Naquele ano, aproximadamente, 19.825 vistos foram emitidos, sendo o maior número da história. Já em 2020, devido a pandemia causada pela Covid-19, a quantidade caiu para 16.746, terceiro maior patamar. Já em fevereiro deste ano, o Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA, o USCIS, anunciou que apesar do déficit de profissionais, “há um número excepcional de vistos baseados em trabalho disponíveis para este ano fiscal”.
Uma onda migratória, flexibilização das leis norte-americanas e déficit de profissionais sem pretendentes é motivo da alta na permissão para morar e trabalhar no país norte-americano, de acordo com a especialista em imigração para os Estados Unidos da América (EUA), certificada pelo Instituto de Washington, Ana Luiza Sartes de Sá. Para ela, o desejo de muitos brasileiro, após a pandemia, é mudar para o país norte-americando. “Muitos empresários e profissionais da saúde decidiram pela mudança de país em razão das dificuldades econômicas, do atraso do governo brasileiro em iniciar a vacinação da população e forte exaustão na linha de frente da pandemia”, destaca Ana Luiza.
Atualmente, o visto EB-2 NIW tem tido grande receptividade pelo governo americano, de acordo com a especialista. A categoria reconhece que deve ser de interesse nacional dos Estados Unidos dispensar a oferta de emprego e o processo de Certificação do Trabalho para alguns estrangeiros. Além disso, este visto é destinado para profissionais com habilidades excepcionais, sendo que esses profissionais precisam de um empregador disposto a contratá-lo nos EUA. Previsão de especialista é que pleitos de permanência definitiva no país deve aumentar ainda mais este ano.
“Os brasileiros têm, cada vez mais, refletido sobre construir uma nova história em um país mais estruturado e com expectativas reais de prosperidade e estabilidade econômica. Além disso, recebo muitos clientes que solicitam o visto para conquistar o green card pensando em criar os filhos em outra realidade ou para curtir uma aposentadoria mais segura e com mais qualidade de vida”, completou a especialista.
Deixe um comentário