Em entrevista ao JN, Marina Silva é confrontada com supostas incongruências de seu discurso pela “nova política”

Ela respondeu sobre as diferenças ideológicas com o vice de sua chapa, Beto Albuquerque, e sua impopularidade em seu Estado de origem, o Acre

marina silva

Foto: Reprodução

Na quinta entrevista do Jornal Nacional com os principais candidatos à presidência, Marina Silva (PSB-Rede) teve que tratar de temas polêmicos, como supostas irregularidades na utilização do avião que se acidentou no último dia 13, vitimando o então candidato pelo partido, Eduardo Campos, e suas diferenças ideológicas com seu vice, Beto Albuquerque, o que evidenciaria incoerência em seu discurso ao apregoar a implantação de um novo modelo de se fazer política.

Reportagens publicadas nos principais jornais do país apontaram que a Polícia Federal suspeita da utilização de Caixa 2 na compra da aeronave que Campos utilizou. Agentes constataram que a empresa que era proprietária do avião está em recuperação judicial e que havia sido feito um compromisso de compra por uma empresa que aparentemente é de fachada. Também foi divulgado que há suspeitas de irregularidades por parte do partido da candidata, que não declarou o gasto com a utilização da aeronave em sua primeira prestação de contas parcial.

Confrontada com esse tópico, Marina alegou que não tinha informações sobre qualquer irregularidade dos proprietários do avião e que os recursos pela utilização da aeronave seriam ressarcidos pelo comitê financeiro da campanha. Ela disse ter todo interesse na realização das investigações. “Não tem nada a ver com querer me livrar do problema.”

Questionada se o fato de não saber sobre as supostas irregularidades no acordo evidenciaria que faltou a ela o rigor ético que cobra de seus adversários, já que não averiguou os detalhes da negociação, Marina foi incisiva: “Não uso de dois pesos e duas medidas com os adversários”, disse. “Uso essa métrica primeiro comigo mesma.”

Em seguida foi a vez de Patrícia Poeta destacar que nas eleições de 2010, quando Marina obteve quase 20 milhões de votos na disputa pela presidência, a aprovação não pôde ser sentida em seu Estado de origem, o Acre. Ali, ela ficou apenas em terceiro lugar, atrás de José Serra (PSDB) e da atual presidente Dilma Rousseff (PT).

“Vou responder isso com um provérbio: é difícil ser profeta na própria terra”, declarou Marina. Ela tentou minimizar a diferença de votos com relação aos demais candidatos, mas foi refutada pelos dados apresentados por Patrícia. Assim, ela justificou que a baixa popularidade no Estado nortista era motivado pelo fato de ela ter contrariado muitos interesses durante sua trajetória política.

“Atuei na defesa de seringueiros e de indígenas”, destacou a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-senadora, ressaltando que disputava a eleição de 2010 em um partido pequeno, o PV (nome que ela evitou citar). “Eu tinha apenas 1min25 na TV e consegui um resultado expressivo.”

Ressaltando que parte da sua impopularidade no Acre era devido ao seu confronto com poderosos da região, ela culpou “as circunstâncias” pelo resultado da votação e disse manter coerência com o que sempre defendeu. “Perco o pescoço mas não perco o juízo.”

O tópico seguinte dizia respeito à composição de sua chapa, com Beto Albuquerque como vice. Willian Bonner destacou que eles tinham divergências em questões caras para ela, como a produção da soja transgênica e a utilização de células-tronco em pesquisas. Além disso, destacou o apresentador, seu vice teria aceitado doações de entidades das quais ela nunca aceitaria incentivo, como empresas de armas e de bebidas alcoólicas. Afinal, de que forma seu projeto político destoa dos demais, no intuito da criação dessa “nova política”, se ela se junta com pessoas com ideologias tão distintas da sua por uma motivação evidentemente eleitoreira?

Para Marina, as coisas não são bem assim. A “nova política” sabe convergir as diferenças, justificou. Encurralada por Willian Bonner se, novamente, ela não estaria se isentando de um rigor ideológico que ela cobra de seus adversários, a pessebista tratou de destacar aquilo que a aproximaria de seu aliado. “Trabalhamos juntos no Congresso Nacional em diversas questões, como na aprovação da Lei da Mata Atlântica”, disse, pouco antes de encerrar a entrevista.

Ascendendo nas pesquisas eleitorais desde que foi anunciada como candidata, uma nova pesquisa a ser divulgada na próxima segunda-feira (1º/9) pelo Instituto Datafolha deve apontar se sua participação no Jornal Nacional foi mais benéfica ou prejudicial à candidatura da pessebista.

19 respostas para “Em entrevista ao JN, Marina Silva é confrontada com supostas incongruências de seu discurso pela “nova política””

  1. Avatar Dino disse:

    E lamentável que seu Boner não teve com Dona “Presidenta” Dilma a mesma “valentia” em interromper as exposições que teve com os demais candidatos. não sou, pelo menos no primeiro turno, eleitor da Marina, mas a divergência de idéias e normal na política. O que não e normal e a compra de apoio em troca de cargos políticos. Nao vi seu Boner questionar d. Dilma neste particular. E fica azucrinando a Marina porque seu vice tem algumas posições divergentes das dela em questões perfeitamente normais. Ficou azucrinando o Aecio quanto a um aeroporto que não tem nada de anormal. Será que foi uma tendência pessoal dele, entrevistador, subserviente a Sra. “Presidenta” ou e uma orientação da Rede Globo?

  2. Avatar Rogério Maestri disse:

    O discurso de Marina é o seguinte:
    Sou mais honesta do que os outros (e andava num jato comprado pelo PSB com dinheiro sem origem).
    Sou a favor da sustentabilidade e da agricultura natural (mas conversando com o meu vice as coisas mudam de tom).
    Quem me conhece sabe quem eu sou (e no Acre ela perde a eleição).
    Isto é política nova?

    • Avatar Osmar Viana disse:

      Essa “menina Marina” é uma “INOCENTE!” dentre as demagogias de ocasião que ela dissemina… A pior delas é dizer que só quer um mandato… Ah, nos poupe Sra Marina! todos sabemos que uma vez pegando o “osso” o difícil é soltá-lo.

    • Avatar Claudio Tanes disse:

      Seus argumentos são tão vazios que até para os desinformados e leigos soa como uma tremenda forçação de barra. Não sou eleitor da Marina nesse primeiro turno, mas ela é sem duvida uma das menos-piores nessa corja que é a política. Escolha argumentos melhores meu caro…

    • Avatar Tateane Bernardo disse:

      Pra sua informaçao o avião ñ é do psb

    • Avatar Paulo Nayan disse:

      Tá bom…não vota nela. Mas vc vai votar em quem: Aecio ? Dilma ? Pastor Everaldo…zezinho, huguinho e luizinho ? Desculpe amigo, mas estamos sem opção. Se sou obrigado a votar, que seja no menos pior. Amém e que Deus nos proteja nos próximos anos.

  3. Avatar Antonio Alves disse:

    Os entrevistadores tiveram o mesmo rigor com todos os candidatos e, uma vez que todos tem algo de que se possa reclamar, quem foi mais inteligente procurou demorar o máximo possível nas respostas, pois assim, muitas perguntas indesejáveis não puderam ser feitas. Ninguém está com essa bola toda, se fosse assim teriam topado fazer uma CPI mista para investigar os governos do PT, PSDB E PSB. Em outros tempos, a Globo tomava partido e levava vantagem, hoje as emissoras de televisão estão mais em posição de igualdade tanto pela sua representatividade como por força da lei.

  4. Avatar marcos disse:

    Ficou evidente a tendência da rede globo de criar um clima desfavorável aos demais candidatos em favor da turma da roubalheira do PT ( PARTIDO DOS TRAMBIQUEIROS) seria melhor que o topete branco perguntasse sobre os projetos dos candidatos suas plataformas e os problemas sociais que este pais enfrenta, a roubalheira da copa, o que foi gasto daria pra resolver os problemas de saúde , educação, fome, em vários estados,o que fazer com a arena da Amazônia agora, um elefante branco no meio da selva , gostaria de ouvir proposta que levassem a população a escolher o candidato certo para este país tão rico governado por um bando de corruptos.
    Que Deus nos ajude!

  5. Avatar Luan Mendes disse:

    Voto Marina! Por que independente do que alguns querer pregar, eu acreito em sua capacidade de promover as reformas das quais tanto precisamos: agraria, politica e principalmente tributaria. Eu Voto Marina Silva, Presidente do Brasil.

  6. Avatar LELE disse:

    EU E MINHA FAMÍLIA VOTAMOS EM DILMA 13!

  7. Avatar Clodoália Nobre disse:

    Na minha opinião, Boner foi até bem, o problema é que Marina é prolixa, sempre foi, enrola pra falar e se for assim na gestão, se ganhar nós estamos perdidos. Vale o ditado: FALA DEMAIS, POIS NÃO TEM NADA A DIZER… Não teve meu voto e não terá de novo!

  8. Avatar Manoel Nascimento disse:

    Para mim a única coisa que ficou clara nesta entrevista, foi que a globo na verdade é: A globo do PSDB, que ela na verdade quer a qualquer custo é colocar de volta no poder esse câncer para acabar de matar o Brasil, na verdade eles, juntos já os mataram, porem agora querem dar é o tiro de misericórdia, ou seja para terem a certeza de que jamais possa ter esperança de que possa viver. Então assistam o documentário ” Muito além do cidadão kein” que esta no YouTube e ficará muito claro o porquê de eles virem com tanta fúria contra qualquer pessoa que represente ameaça de um modo de governo não submisso a essa emissora corrupta e assim eles afrontam a inteligência do povo brasileiro, acho que gente assim deveria voltar pra faculdade, talvez alguém possa informar los de que o povo acordou, que o poder que eles pensam ter já não é mais verdade, que Marina, Dilma ou qualquer outro podendo até ser o câncer do PSDB, que Deus possa livrar o Brasil disso, mas se tiver que acontecer, que seja uma decisão do povo e não desse grupo maldito. É lamentável ver eles subestimando a inteligência do povo brasileiro, chamar isso de entrevistas é ridículo, pois isso é uma apologia ao crime, afinal ninguém tem o direito de chamar a mim nem muitos outros de idiota sem se quer conhecer. É por isso e por muitas outras coisas que voto contra a globo representada no poder pelo PSDB. jamais!.

  9. Avatar Misael Mendes disse:

    A questão do avião que caiu não tem nada a ver com a candidata, pois o avião nunca foi do partido e sim adquirido por meio de empréstimo pelo partido. Se os proprietários do avião compraram de forma irregular, esse equipamento nem era para estar em funcionamento, portanto se os órgãos competentes permitiram a operação desta máquina que agora explique ao povo as irregularidades. A Marina foi a única candidata que enfrentou todos os questionamentos mal intencionados da Globo e que te fato nenhum dos questionamentos são importantes para o futuro desta nação. As perguntas foram horríveis. O povo quer saber quando terá uma saúde, educação e segurança de verdade e quais são os projetos de cada um para sairmos desses cenário; a população quer saber porque pagamos tantos impostos, e as contas bancárias dos políticos cada vez mais cheia. E disso que o povo quer saber.

  10. Avatar ANDRÉ disse:

    PELO AMOR DE DEUS SR.DINO, DILMA FOI INTEROMPIDA 8 VEZES DURANTE A ENTREVISTA. COMPRA DE VOTOS, COMPRO DE APOIO POLITICOS, MENSALÃO, DISTRIBUIÇÃO DE CARGOS PUBLICOS, TODOS FAZEM E NINGUEM FEZ TÃO BEM COM FHC, NINGUEM NUNCA QUESTIONOU PQ FHC DERRUBOU 45 CPI NO CONGRESSO, COMPROU SUA REELEIÇÃO COM APOIO DAQUELES QUE COMPRARAM AS ESTATAIS DENTRE ELES A DAS PRIVATIZÇÕES, 2º PREMIO NOBEL DE ECONOMIA DA DECADA DE 1990, O MAIOR CRIME JA COMETIDO CONTRA O ESTADO.LAMENTAVEL É ENTREGAR MAIS DE 20 ESTATAIS A INICIATIVA PRIVADA A PREÇO DE BANANA, NÃO RECEBEMOS 1 CENTAVO, PAGAMOS 87 BILHÕES PARA PRIVATIZAR. CONTRATOS DE CONCESSÕES FEITOS POR 50 ANOS COM TARIFAS NOCIVAS AO POVO BRASILEIRO, EXEMPLO CLARO ENERGIA E PEDAGIO. PEDAGIO NA DUTRA 11 REAIS A CADA 100 KM, PEDAGIO CONCEDIDO POR LULA E DILMA 1,99 E 3,52, ISSO É MENSALÃO COMPRA DE APOIO DE EMPRESARIOS DO RAMO. DILMA TEM SIDO CRITICADA GRANDEMENTE POR REDUZIR IMPOSTOS, SEGURAR TARIFAS PUBLICAS, AUMENTAR APOIO SOCIAL AOS MAIS POBRES, AUMENTAR GASTOS PUBLICOS, SEGURAR PELA PRIMEIRA VEZ O PREÇO DOS COMBUSTIVEIS E NÃO MANTE LO DE ACORDO COM O AUMENTO INTERNACIONAL DO BARRIL………..ESTUDE LEIA , NÃO CRITIQUE O GOVERNO QUE REALIZOU A MAIOR INCLUSÃO SOCIAL DESTE PAIS……..VC ESTA MUITO MAL INFORMADO. O PT RECEBEU O BRASIL DO FHC QUEBRADRO 3 VEZES SEM UM CENTAVO NO BOLSO E ENTREGOU A DILMA RESERVAS FINANCEIRAS N DE MAIS DE 900 BILHÕES DE REAIS EM 8 ANOS……….REGRALDO BRINDEIRO CONHECIDO COMO O ENGAVETADOR, ARQUIVOU TODAS AS DENUNCIAS CONTRA FHC. MP, POLICIA FEDERAL, MIDIA, CONCRESSO TODO MUNDO COMPRADO. SALVOU BANCOS E BANQUEIROS COM 30 BILHÕES E OS BANCOS FALIRAM. REFLITA.

  11. Avatar rondinelly lineker disse:

    Marina e a pessoa ideal para governar o pais,acho q nao sou o unico cansado de viver em promessas q nunca sao cumpridas ,pt e pmdb sao governos q nao mostraram capacidade de levar o brasil a um desenvolvimento seja ele na saude , educacao e dentre outros.Marina tem ideias inovadoras e trabalha em prol da mudanca e do recomeco para quem sonha em ter um pais melhor .

  12. Avatar rondinelly lineker disse:

    Marina e a pessoa ideal para governar o pais,acho q nao sou o unico cansado de viver em promessas q nunca sao cumpridas ,pt e pmdb sao governos q nao mostraram capacidade de levar o brasil a um desenvolvimento seja ele na saude , educacao e dentre outros.Marina tem ideias inovadoras e trabalha em prol da mudanca e do recomeco para quem sonha em ter o pais melhor.

  13. Avatar Cristina disse:

    Parabéns Marina! Foi com muita ética e dignidade que você respondeu as perguntas incoerentes dos repórteres Willian Boner e Patricia Poeta relativas a sua trajetória política, que é digna de muito orgulho a quem nós brasileiros respeitamos, demonstrando estes repórteres total ignorância sobre a Política paternalista e o voto cabresto existentes nas regiões norte e nordeste, encobrindo eles a verdade da política suja de puder desta região. A sua trajetória politica e de vida D. Marina, é exemplo para todos os jovens de bens que almejam um futuro brilhante neste Brasil tão desacreditado por todos nós brasileiros!!! O meu voto é certeza seu… Até sua posse em 2015!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.