Em discurso na ONU, papa Francisco alerta para “situação perigosa” da Amazônia
25 setembro 2020 às 21h30

COMPARTILHAR
Pontífice discursou no papel de Chefe de Estado do Vaticano

No quarto dia da 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira, 25, o Papa Francisco realizou um discurso, no papel de Chefe de Estado do Vaticano. Durante sua fala, o pontífice pontuou a importância do combate à desigualdade social e expressou preocupação com a “situação perigosa” da Amazônia.
Quando mencionou a crise social, o papa disse que “pensa na situação perigosa na Amazônia e suas populações indígenas”.
“Eles nos lembram que a crise ambiental está intimamente ligada a uma crise social e que o cuidado com o meio ambiente exige uma aproximação integrada para combater a pobreza e a destruição”, declarou.
Sobre a pandemia, o papa Francisco defendeu que o período representa uma “oportunidade concreta de transformar o modo que vivemos” para reduzir o abismo entre ricos e pobres.
“Nós estamos diante de uma escolha entre dois caminhos. Um deles nos leva à consolidação do multilateralismo, da solidariedade alicerçada em justiça. E outro caminho que enfatizaria nacionalismo, protecionismo, que excluiria os pobres e vulneráveis. Este caminho seria prejudicial para toda a sociedade. Ele não deve prevalecer”, disse.