Em desdobramento da Lava Jato, Polícia Federal cumpre 25 mandados no RJ, em SP e SE

Durante processo de contratação feito pela Petrobras para fornecimento de navios lançadores de linha (PLSV), teriam sido praticados crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução | CNN Brasil.

Na manha desta quarta-feira, 23, a Polícia Federal (PF) cumpre 25 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro (22), São Paulo (1) e Sergipe (2). A ação, denominada Operação Boeman, é a 75ª fase da Lava Jato.

Durante o processo de contratação feito pela Petrobras para fornecimento de navios lançadores de linha (PLSV), teriam sido praticados os crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF de Curitiba, que conduz a operação, as investigações foram baseadas em informações obtidas por meio de acordos de delação premiada com lobistas que atuavam junto a funcionários da Petrobras e agentes políticos com influência na estatal.

Empresas estrangeiras

A PF constatou que um dos investigados teria obtido informações privilegiadas indevidas junto a setores técnicos da Petrobras para a formulação das propostas vencedoras da licitação. Os lobistas delatores foram responsáveis por garantir, através de contatos políticos, que empresas estrangeiras viessem a ser incluídas no processo competitivo.

Durante as investigações, a PF recebeu informações de que autoridades holandesas também conduziam investigações relacionadas a ‘ilicitudes perpetradas para o fornecimento dos navios lançadores de linha (PLSV)’.

“As empresas estrangeiras vencedoras da licitação, posteriormente, subcontrataram uma companhia holandesa para execução do serviço licitado, a qual era representada por um dos empresários brasileiros investigado, e que, em virtude dos acertos espúrios, também realizou pagamentos ilícitos aos envolvidos”, informou a PF em nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.